FUTEBOL DE VÁRZEA
Várzea. Nos dicionários, define-se como campo de futebol situado em terreno baldio, usado por jogadores amadores, nas comunidades locais. Na prática, um campo de várzea – terrão batido usado para um jogo de futebol, aos domingos – é o local onde, também, literalmente pastam animais, de segunda a sexta, transitam veículos e bicicletas e, inocentemente crianças correm empinando suas pipas.
O Estrela do Morro era um time integralmente varzeano, isto é, de tão varzeano sequer disputou algum campeonato amador. Todo de branco, camisas de mangas compridas, nenhum distintivo bordado ou número de jogador colado. Apenas, camisa, calção e meias. Ainda assim, nem todas as meias tinham elástico, de forma que protegiam apenas até os calcanhares, no máximo.
Mas Itamar, seu fundador e presidente vitalício, orgulhava-se do time de médicos, como se referia, e os resultados não lhe importavam, desde que o Estrela tivesse marcado outro jogo para o domingo, na Liga da Vila dos Remédios, à cata do recebimento da “vantagem” (pequena quantia em dinheiro paga pelo clube da casa ao visitante), já que campo próprio não tinha, e, por conseguinte, desconhecia pagar vantagens.
O transporte ao campo do adversário era custeado pela caixinha colhida entre os jogadores, a diretoria e a vantagem a receber antes das partidas. Costumeiramente, o deslocamento era feito em peruas Kombi, quando não na carroceria de caminhões, sem capota de proteção, infelizmente sem a mínima margem de segurança.
Num desses domingos, na Ponte dos Remédios, o caminhão teve a lateral atingida por um ônibus, lançando três jovens atletas ao asfalto, causando-lhes traumatismo craniano e morte.
Ao cartola Itamar não restava alternativa: ateou fogo aos uniformes e encerrou as atividades do Estrela do Morro Futebol Clube. Naquele gesto, o futebol de várzea perdia um pouco mais de sua beleza natural, o amor à camisa, a paixão pela bola e um sonho só – não o de se tornar um profissional, ganhar milhões e se transferir para o exterior – mas o sonho do próximo jogo, no domingo seguinte, com qualquer resultado, claro, recebendo a vantagem combinada.