PELÉ DE SAIAS

Marta Vieira da Silva, nordestina sim senhor, nascida aos 19/02/1986 em Dois Riachos, nas Alagoas, baixinha, 1,62m de altura, canhota, foi coroada hoje em cerimônia realizada pela FIFA em Zurique (Suíça), como a melhor jogadora de futebol feminino do mundo.

Repetindo os feitos dos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009 a brasileira arrebatou a “Bola de Ouro” pela quinta vez consecutiva, num feito inédito, extraordinário em toda a história dessa premiação. Marta ganhou dois apelidos nas suas brilhantes exibições pelo mundo, sendo chamada de “Pelé de Saias” e também de “Rainha Marta”.

Marta surgiu nas equipes juvenis do CSA de Maceió/AL, foi para o Vasco da Gama carioca em 2000 e de lá para o Santa Cruz do Recife/PE, antes de seguir para o Umeá/IK da Suécia. De lá ela simplesmente explodiu em toda a Europa até sagrar-se como a “Melhor do Mundo” em 2006, pela primeira vez.

Antes, em 2003 ela ganhou a “Medalha de Ouro” nos Jogos Olímpicos de Santo Domingo, com a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Novamente em 2007, ela pendurou no pescoço outra “Medalha de Ouro” nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Também ganhou “Medalhas de Prata” em 2004 e 2008, nos Jogos Olímpicos realizados em Atenas, na Grécia e em 2008 em Pequim, China.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2007 marcou o gol mais bonito da competição, jogando contra os Estados Unidos, na China, sendo condecorada como a melhor jogadora e artilheira da competição, com 7 (sete) gols marcados.

Em dezembro agora de 2010 retornou ao time peixeiro do Santos, o qual pretende disputar em 2011 a Liga de Futebol Feminino dos Estados Unidos. Com Marta na sua equipe, estrela maior na constelação santista, o time feminino de Vila Belmiro certamente fará bonito na liga americana e a brasileira terá chances de enriquecer o seu fabuloso currículo como futebolista.

Num país de amantes do futebol, que já nos deu Leônidas da Silva, Zizinho, o Rei Pelé, Garrincha, Gilmar, Jairzinho, Zico, Gerson, Tostão, Sócrates, Rivelino e outros monstros sagrados desse esporte tão popular, Marta se sobressaiu como a primeira mulher a revelar seus dotes extraordinários na prática desse jogo, conquistando cinco “Bolas de Ouro” da FIFA com apenas 24 anos da idade e deixando muito marmanjo para trás! ...

Nossas homenagens a você, Marta, valente alagoana, como de resto a todas as nossas mulheres, as quais vêm conquistando mais e mais os espaços dentro da sociedade brasileira, em todas as áreas, em todas as profissões, tendo chegado até a Presidência da República! ...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 10/01/11

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 10/01/2011
Reeditado em 12/01/2011
Código do texto: T2721255
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.