Elena

Elena foi minha colega de faculdade. Um dia fui até seu apartamento para estudar um livro de Albert Camus, O estrangeiro. Quando terminei a faculdade nunca mais nos encontramos até que um dia fui fazer um curso no Claretiano que preparava os professores para um concurso que aconteceria para professor do ensino fundamental e médio, na época primeiro grau e segundo grau. No primeiro dia de aula, ela veio falar comigo e eu não a reconheci. Mas fingi conhecê-la. Não a conheci por que ela tinha vinte e dois anos quando a vi pela última vez e já havia passado mais ou menos quinze anos ela estava diferente . Também minha memória visual para fisionomia de pessoas não é boa. Reatamos os laços de amizade. Ela até me indicou para dar aula na escola em que ela trabalhava até sair o resultado do concurso.

Após o resultado do concurso, escolhemos escolas diferentes e não nos encontramos mais. Só conversávamos por telefone. Certo dia, ela me telefonou dizendo que ficou tão irritada com uma classe, que decidiu fazer o curso de Direito e deixar de lecionar. Ela fez o curso de Direito e se aposentou como professora, e passou a trabalhar como advogada.

Ela continuou sendo minha amiga. Quando tenho que consultar um advogado é a ela quem recorro. Ela me dá toda atenção. É uma grande amiga. Ainda hoje telefonei para ela e conversamos muito. Eu contei a ela que publiquei uma crônica com o nome dela. Há amigas que nunca esqueço. Elena é uma delas.