Escovar ou não escovar, eis a questão!?

A limpeza sempre foi o seu orgulho!

Casa humilde, onde o destaque é dado para a ordem e a higiene, deste modo, a pequena casa se torna tão bela, quanto à casa da família mais rica da cidade. Tudo ali tem as suas mãos e sua arte. Os bordados, as pinturas, as cerâmicas, os mosaicos, enfim, ela se esmera em aprender em cursos gratuitos, devido ao seu baixo poder aquisitivo.

Seus dotes culinários são conhecidos por todos os familiares. Sempre que podem amigos e parentes lhe fazem uma visita. E, ela procura arrumar a mesa com tudo do bom e do melhor. Diga-se de passagem..., a sua mesa, rival forte para aquelas das mansões da novela das oito da emissora global.

Certa manhã, duas primas, até então, desconhecidas batem a sua porta. Depois de todos os salamaleques, ops!, peço desculpa pela palavra, um tanto antiga, já esquecida pela grande maioria. Tenho esse ímpeto de resgatar palavras em desuso no vocabulário de todos! Coisas da lingüística! Recomeço.

Depois de todos os cumprimentos ela as convida para entrar. Pede desculpas pela casa humilde e as leva para a cozinha. Sem dúvida, a cozinha é o centro das suas atenções, por considerá-la o coração da casa. Bolos, compotas, doces caseiros são por ela oferecidos as visitantes. As moças pedem para ficarem alguns dias para poderem procurar emprego. Carregam uma bolsa diminuta com os seus pertences.

A semana passa e algo perturba a dona da casa, mesmo assim, resolve não perguntar nada para as primas. Certa manhã, ela faz a pergunta tão perturbadora!

“Carminha , eu ando preocupada com a sua higiene bucal, pois não a vejo escovar os dentes! Como você, e, a Carlinha estão à procura de trabalho, penso que uma boca limpa é o cartão de visita para obter sucesso na empreitada.”

“Não se preocupe prima, com essa dita cuja empreitada, tudo vai dar certo! De fato, fiquei dias sem escovar os dentes até que a mana sugeriu algo, que ela já fazia desde o primeiro dia.”

“E, qual foi à sugestão?!”

“Para eu escovar com as escovas daí do armário, ela disse, que você é tão boa, que ia deixar a gente escovar com elas. Eu escovei com a vermelha!”

“Mas! Mas! Mas! Estas escovas são as que usamos!”

Deu para ouvir da rua a ânsia de vômito, que afligiu a dona da casa.

####################################

Pesquisa feita por Universidade dos Estados Unidos conta que 59% dos homens norte-americanos dormem sem escovar os dentes. Já, com as mulheres os números não mentem 43% não escovam os dentes para dormir, justamente, nestas horas do sono em que a boca fica seca e as colônias de bactérias proliferam na boca infecta.