Fim ou começo de ano?

Todo final de ano é a mesma coisa: gente correndo pra cima e pra baixo pra comprar roupa, comida, sapato e gastar até o último centavo se for preciso para sentir toda a felicidade trazida por esses últimos e mágicos dias do ano.

Mas o que realmente faz esses dias serem especiais? Serão as pomposas decorações natalinas? As confraternizações tão aparentemente fraternais das quais participamos em luxuosos jantares? Os abraços que tendo sido ausentes durante todo o ano, nos chegam em abundância nesses derradeiros dias?

Alguns poderiam dizer que a mágica destes dias está em eles concretizarem verdadeiros ritos de passagem. Passagem de um período em que muitas mudanças ocorreram enquanto outras ainda fazem parte de um lento encaminhamento que compõe as famosas promessas de fim de ano.

Este ano eu recebi o novo conjunto de dias perto de pessoas de quem gosto muito. Em um cenário com o qual nunca havia me deparado: Na praia, ao som de quinze minutos de encantadores fogos de artifício, contemplando como o final do ano é um fenômeno que consegue unir tantas pessoas, cabeças e idéias diferentes.

Muitos olhos vislumbraram, ao meu lado, a estonteante queima de fogos. Enquanto isso, eu vislumbrava, admirada, o transitar, lado a lado, de grandes empresários, trabalhadores do comércio, viciados, grandes damas da sociedade paraibana, vendedores ambulantes e por aí a fora.

Mas o fato que mais me comoveu e me fez ter esperanças para este novo começo de ano foi um quadro que apesar de aparentemente triste, revelou-se bastante tocante e transmitiu-me força e determinação:

Por trás de um pequeno carro de pipoca, um mulher sorridente, com seus aparentes trinta e cinco anos, entregava pipoca doce e salgada àqueles que lhe solicitavam, enquanto uma criança de aproximadamente sete anos de idade, sentada nos braços do carrinho, recebia o dinheiro dos pagantes e guardava-o em uma acanhada sacola de plástico. Fazia isso enquanto devorava seu pequeno pacote de pipoca e desejava a todos que por ali passavam um Feliz Ano Novo.

Aquela menina decidiu que este ano deveria começar feliz e eu também...