Crônicas do dia a dia (2)

Crônica do dia a dia

Sempre que empresto algum livro, para controle, coloco em seu lugar, uma tabinha. Nela prego uma etiqueta com o nome, telefone e endereço e data do empréstimo. Outro dia constatei que fazia seis meses que o exemplar tinha sido levado. Não mantinha amizade com esse alguém. Ele tinha me ouvido fazer comentário a respeito do livro numa reunião social e pedira emprestado. Não tive jeito de negar. Telefonei-lhe e com tato consultei se estava necessitando ainda do livro. Caso contrário, se poderia ir buscá-lo. Era sábado, à tarde. Fui conduzido pela serviçal para uma grande sala que estava às escuras. Ele, a mulher e casal de filhos, de uns cinco a dez anos , estavam assistindo a um filme. Convidou-me a sentar e também a assistir a ele. Não vai demorar, disse-me, enquanto fumava uma cigarrilha, esses cigarros enrolados com palha de milho. E soltava baforada uma atrás de outra. Este não faz mal, afirmou. Lembrei-me que há tempos todos que fumavam carregavam espécie de pochete com fumo em corda, palha cortada, canivete e uma binga(isqueiro). Era preciso ser um perito para enrolar o cigarro e colar com saliva.

Era um filme de luta livre, bem violento. Era pancada por todos os lados. As crianças olhavam fascinadas para a grande tela. Não sou pedagogo. Mas não seria má ideia expor às crianças de tenra idade àquela violência gratuita?

Terminado o filme ele foi buscar o livro. Logo ao pegá-lo vi que várias páginas estavam dobradas. Não disse nada para não melindrá-lo. Despedi-me e vim embora.

Escrevo isso porque ele não reside mais nesta cidade. Se você está curioso o livro é “Aprender a viver”, de Luc Terry.

E não preciso dizer a impressão que ele deixou sobre o seu caráter.

-x-x-x

Celular com final 8 custa pelo menos o triplo do que um que traz 4 no final, lá na China. Oito significa riqueza e prosperidade. O 4 é amaldiçoado porque a pronúncia é bastante parecida com a palavra morte. Isso acontece também em japonês. Os edifícios não têm normalmente os andares terminados em 4 nem número de apartamentos. Não foi à toa que a abertura da Olimpíada de Pequim foi no dia 8 do mês 8 de 2008. Mas a combinação de 4 com outros números é bem recebida. Como 1314 porque sua pronúncia é parecida com a expressão “para sempre”. Agora 250 é desprezada porque a forma de dizer é semelhante a “imbecil”. Alguns até mudam o salário para 255, por exemplo.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 07/01/2011
Código do texto: T2714348