A CORRUPÇÃO DO PODER
Recebo cópias do blog de Stephen Kanitz, onde ele posta artigos e os leitores comentários. Eu nunca postei nenhum porque sou internauta ignorante e nunca sei como fazê-lo direito. O que sei é que as opiniões desse Senhor me agradam muito. Esclarecem minhas dúvidas e na maioria das vezes bate com minhas próprias idéias.
Hoje li sua afirmativa enfática com a qual sempre concordei: O poder corrompe. Em qualquer escala, o poder corrompe. Então não há o que fazer. Ou há?
Ele alega que sim. Através da fiscalização dos atos dos cidadãos que exercem cargos públicos.Coisa que deve ocorrer depois das eleições. Antes, é bobagem. Ficha limpa nunca vai dar certo porque a ficha limpa de antes das eleições vai ficar suja durante o exercício do mandato: porque o poder corrompe.
Diz ele que o administrador/legislador ideal é aquele que permite que seu eleitor continue junto dele depois das eleições através de e-mails, telefonemas qualquer forma de contato pessoal.Aquele que não desaparece de suas bases. Que é preciso examinar os gastos de campanha. Quem gastou muito vai querer recuperar o que gastou. De uma forma ou de outra e não será através do salário. Então como? Através da corrupção. De que outra forma poderia ser?
É impressionante como as pessoas se acostumam com a riqueza. Gente como nosso ex-presidente que até virar político sempre viveu na pobreza não consegue mais viver como um mortal comum. As coisas boas da vida porém custam dinheiro. E não custam pouco, na verdade custam muito. Como viver sem um corte de cabelo a R$ 300,00/400,00 ? Para quem paga R$ 10,00 esta é uma quantia de assustar. E é como vive a maioria da população. Eu confesso, pago R$25,/30. Se tivesse que pagar R$ 300/400 nem mais cortaria o cabelo. Até para ser mais ou menos bonita/apresentável a pessoa precisa de dinheiro. Daí a lógica insofismável: o Poder corrompe. Infelizmente.
Em artigo anterior ele também disse que o Brasil tem tudo para ser a nova China. Se... Bom, esse se é que não entendi. Mas gostei da idéia quando ele disse que qualquer pessoa com um espaço grande, onde outras pessoas pudessem se assentar em volta de uma mesa poderia passar o ano fazendo enfeites de Natal para vender para os Estados Unidos.Achei ótimo Principalmente porque os produtos chineses assim feitos são horrorosos. Pensei: Nossa Fábrica de Pães daria bem umas seis salas dessas. Só que para fazer este tipo de coisa no Brasil só os Grandes Empresários. Porque os pequenos, como nós, mal dão conta de pagar o salário dos funcionários no fim do mês.
Como já é do meu feitio lá vou eu mudando de assunto outra vez. É que pensamento não tem cerca e eu vou pensando e escrevendo. Mas no final quase tudo dá certo e se não dá, a gente tenta outra vez, de preferência com mais sabedoria.