NÃO TENHA PRESSA ....

 

      .....que você não vai perder o trem da vida ! Acomodados nos lugares que nos foram reservados , nossa viagem deverá transcorrer tranquila, serena, com alguns sobressaltos sim, talvez algumas nuvens cinzentas prenunciando uma forte tempestade mas não vamos nos preocupar com isso.

    Nosso trem não vai sair dos trilhos e o maquinista é hábil, muito hábil ! Observando o que se descortina pelas janelas da minha vida, quanta coisa bonita, quantas paisagens e momentos inesquecíveis consigo desfrutar.

   E é exatamente disso que quero falar. Quanto mais o tempo passa, quanto mais vou amadurecendo (embora ainda falte muito para me considerar maduro), entendo que a pressa em tudo que fazemos , pensamos ou idealizamos não resolve, não é e jamais será solução e o que é pior, não nos trás nenhum beneficio.

   Já li em alguns textos que a vida pode ser comparada a um enorme e confortável trem onde em cada estação conhecemos novos passageiros e nos despedimos de outros tantos . Apresentações ou despedidas, a grande realidade é que nem sempre sabemos desfrutar a beleza da viagem , as oportunidades que nos são oferecidas e o convívio das amizades e relacionamentos que nos são apresentados.

   A vida é dinâmica, não para . Não aumenta e nem diminui a velocidade. É como o trem a que me referi. Como seres humanos imperfeitos que somos temos o mal hábito de ter pressa em tudo ou praticamente quase tudo.

   É pressa para crescer, para ser feliz , arrumar um emprego, conseguir uma namorada, um casamento perfeito, aquela espera   pela viagem dos sonhos e muitas outras coisas. Nessa pressa incontrolável e incompreensível deixamos passar tantas coisas boas ! Até porquê, tudo só acontece na hora certa !

    É claro que falar é muito fácil e no meu caso, como ainda estou amadurecendo logicamente que aos poucos estou aprendendo a desfrutar as belezas da longa viagem. Estou aprendendo a me controlar, esperar a hora certa para que as coisas aconteçam , o dia nascer e a chegada da próxima lua cheia.

   Estou aprendendo a conviver com a serenidade e isso tem me trazido uma enorme paz interior. É como um dos meus mestres queridos sempre me questionava : para que tanta pressa se o dia só vai amanhecer quando o sol raiar ? Onde tanta pressa vai te levar se você só consegue dar um passo de cada vez, subir um degrau de cada vez, olhar numa só direção de cada vez ? Não tenha pressa !

   Faça como aquele agricultor sábio que cuida do seu terreno, planta suas sementes com todo cuidado mas sabe perfeitamente que os frutos do seu trabalho não chegarão antes da hora.

   A pressa realmente nos impede de raciocinar com perfeição, trabalhar com perfeição, amar como se deve. Tudo bem que jamais seremos perfeitos , mas já notaram que por sermos tão apressados conseguimos deixar de lado tantas coisas realmente importantes para nossas vidas ?

   Lembro-me de que quando era adolescente faria uma viagem de ônibus para uma linda fazenda e sem a companhia dos meus pais e irmãos. Aquilo era a glória, era como se fosse minha redenção, minha independência, minha afirmação como homem adulto.

   A viagem estava marcada para um fim de semana e eu estava tão aflito, tão ansioso, tão apressado para que o tempo voasse que acabei adoecendo por não dormir direito, não me alimentar direito e o resultado é que acabei não viajando naquele dia.

   Hoje, posso dizer com toda serenidade que estou quase aprendendo a não me apressar com nada e por nada . Mesmo nas situações inesperadas, mesmo nos momentos que tenho que improvisar, mesmo na expectativa de receber boas noticias, faço o possível para não me apressar.

   Procuro controlar a respiração, pensar em muitas outras coisas mas , me atrevo a dizer que não tenho pressa para nada .

   Dizem que pessoas tranquilas e que não se apressam vivem uma eternidade . Será mesmo ?

   Bem, no meu caso, não tenho nenhuma pressa para descobrir quando minha tomada da vida será desligada .......

 

                          ****************




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 05/01/2011
Reeditado em 29/03/2013
Código do texto: T2711615
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.