BARATAS X CUPINS (Argh!)

O cupim ou térmita ou salalé ou muchém é um inseto eussocial, conhecido como praga de madeira ou praga agrícola. Um momento! Vamos por partes, que eu já não estou entendendo mais nada. Eussociais? Mas o que é isso? Tem um "eu", mas também tem "sociais". Eureka! Eles são insetos sociais! É óbvio, pois vivem em colônias. Existem três tipos de "castas" (será que eles copiaram dos indianos?) em uma colônia: operários, soldados e reprodutores alados. Organizadinhos, não? Seu lema deve ser "Cupim unido, jamais será vencido"... Enquanto os operários suam a camiseta buscando alimento para todos, os soldados protegem a colônia e os reprodutores só no bem bom! Mas a vingança vem: o casal procriador perde suas asas após o acasalamento, a rainha passa o tempo todo pondo ovos e o pequenino macho é "obrigado" a fecundar a rainha de tempos em tempos. Sempre que um macho e uma fêmea se acasalam, iniciam uma nova colônia, tornando-se rei e rainha, dando início à postura de ovos. É um ciclo interminável... E intermináveis são esses bichinhos, tão fraquinhos na aparência e vorazes a ponto de "devorar" uma casa.

Mesmo frágeis, os cupins são sobreviventes. Eles existem há cerca de 50 milhões de anos! Qual será o segredo dos cupins? Cooperação! Para encontrar alimento, criar os jovens, construir e defender os ninhos. Já estou achando que eles tem um QI mais alto que o meu!

Bem, eu estou aqui admirada com a organização, a "esperteza" e a força do cupins, mas isto não significa que tenha admiração por eles. Ao contrário! São umas verdadeiras pragas. Organizados, mas continuam pragas. É como admirar a inteligência de Hitler, que conseguiu, com sua lábia bem elaborada, levar os alemães a acreditarem ser a única "raça" perfeita, mas nem por isso imaginá-lo um herói. Pelo contrário, mais uma vez! O Führer tinha um QI privilegiado, mas continua sendo um criminoso. E os criminosos têm que ser banidos da sociedade. Assim como os cupins têm que ser eliminados. Mas, parece que nada detém esses insetos. Com sua voracidade são capazes de destruir toda a madeira que encontram pela frente. Será que não existe um predador natural dos cupins? Um minutinho só, que vou dar um giro na Web. Já volto...

Descobri! Existe sim. São as baratas. As baratas? Argh! Eu tenho fobia de barata! Agora vou ter que optar entre conviver com os cupins ou com as baratas? Não, tem que haver outro jeito. Se eu depender das baratas para me livrar dos cupins, vou perder todos os meus móveis. Porque o Rodox começa a funcionar, aqui em casa, desde o primeiro calorzinho e barata, comigo, só tem duas opções: ou passa longe ou passa por cima da listinha de Rodox que eu coloco nas portas e morre na hora. É, vou ter que continuar com o meu velho Jimo Cupim...

Ou então adotar uma dica, que encontrei no Yahoo, para evitar novas infestações e que copiei na íntegra: "Sabe aqueles finais de tarde quentes, quando nossa casa é invadida por aqueles bichinhos que ficam voando em volta da lâmpada? Pois é. São cupins, fazendo o vôo nupcial. Ali mesmo eles copulam, a fêmea já grávida perde as asas e se aloja em algum lugar de madeira. Foi dado início a uma nova colônia. Nessas horas só há uma coisa a fazer. Apagar todas as luzes de dentro de casa, acender todas de fora de casa, esperar que saiam todos e fechar toda a casa. Depois disso, apague também as luzes de fora de casa. Assim eles vão procurar luz longe da sua casa".

Giustina
Enviado por Giustina em 05/01/2011
Reeditado em 24/02/2014
Código do texto: T2709878
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.