Um Circo de Patriotismo

Um Circo de Patriotismo

Quantas vezes ouvimos dizer que a vida é um grande circo cujo teatro nos apronta hilaridades e tristezas. Cresci aprendendo que tanto umas quanto outras deveriam sempre ser regidas pelo altruísmo, a coragem e a dignidade, e regadas a patriotismo e respeito. Considero a educação para o patriotismo a chave para o desenvolvimento do cidadão honesto e empreendedor, daquele que saberá representar seu papel no circo da vida. Nada pode nos dirigir melhor em todas as circunstâncias e etapas da vida que a dignidade e a honradez oriundas da admiração e do amor à Pátria.

Vejo hoje, Dia do Patriotismo, dia 18 de setembro, enquanto escrevo estas palavras, a televisão fazendo seu circo de entretenimento ( ela pode ao mesmo tempo nos divertir, orientar e corromper) tentando arrancar dos transeuntes em diversos trechos de ruas das grandes cidades, a maneira correta, ou mais correta possível, de cantar o Hino Nacional Brasileiro. Pensando bem, não há mal que a vida seja um circo, importante és que seja um bem cuidado e eficiente espetáculo que nos encaminhe para a emoção do real Patriotismo, despertando o bem e a dignidade necessários para a nossa alta performance na vida. Porque é a isso que um valoroso e legítimo civismo pode sempre nos levar. Mas, vendo as pessoas sorrindo, brincando, tentando acertar a letra de nosso canto pátrio, e quase nada conseguindo, concluo rapidamente que não conseguirão fácil, uma vez que não se aprende mais isso como deveríamos aprender em nossa vida e em nossas escolas.

Tarefa difícil, muito difícil. Fato esquecido ou aborrecidamente realizado sob imposição. Não se ensina hoje, detalhada e persistentemente, a maneira correta de conhecer, entender e cantar nosso Hino Nacional. Não é nada impossível se nos empenharmos nesse mister. É obra extensa e difícil, mas muito linda. Acho mesmo que um bom desempenho em interpretá-lo só nos fará mais patriotas, responsáveis com as leis, éticos e mais competentes, humanos e mais cientes de nossos deveres para com a Pátria. E quando se ama e se pensa com altivez e orgulho em nosso Torrão Natal, mais capacidade teremos para valorizar as virtudes, a dignidade e a honra em todos os momentos. Mais cidadãos realizadores nos embates da vida.

Digamos de passagem que além da emoção que sua concentração nos provoca ele é grande em todos os sentidos, considerando-se a riqueza de seu vocabulário e de sua estruturação sintática; em seu desenrolar harmonioso e poético encontramos um rico cabedal de inspiração, um primoroso estilo; uma vibrante exaltação de nossas belezas e riquezas naturais que nos despertam orgulho, prazer e o dever da preservação. Nada impossível de ser trabalhado, estudado e decorado com boa vontade.

Antigamente cantava-se corretamente nosso cântico pátrio- símbolo nacional que devemos conhecer e respeitar desde a tenra idade- porque havia todo um trabalho em prol de aprender, decifrar e apreciar seu sentido pujante de inspiração. Tornou-se, hoje, um desafio cantá-lo corretamente e uma preguiça estudá-lo.

Verdadeiramente, considero-o prato cheio de emoção e rara inspiração poética, do princípio ao fim, que desperta em nós o valoroso sentimento de amor à terra , fato que não devemos nunca desprezar. Por que haveríamos de descuidar de obra tão rica e tão bela? Ah, uma obra de arte não se despreza.

Evane
Enviado por Evane em 04/01/2011
Código do texto: T2709354
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.