MICROCONTOS:  A HISTÓRIA ATRÁS DA HISTÓRIA
 
 
 
 
 
Se você é leitor de minicontos, conhece as histórias brevíssimas, onde o sentido é condensado numa frase. Estes enredos fulminantes abrem a porta da imaginação e convidam a pensar "a história atrás da história".


Imagino os microcontos como fotografias feitas com a palavra. 

Compará-los aos tradicionais seria o mesmo que tecer um paralelo entre fotografia e filme. O tratamento da imagem é diverso para ambos, assim como nos contos, a palavra é esculpida de maneira distinta. Se por um lado o conto em sua forma tradicional permite o desenvolvimento maior da idéia, por outro, o miniconto convida o leitor a "participar" do enredo, pensando o que teria ocorrido até aquele momento "fotografado" pelo autor e também, depois disto.
 
Nos minicontos uma situação é retratada com precisão e sensibilidade, outras vezes, humor. Neste caso, lembra uma tira de jornal produzida apenas com a palavra. Quando inspirado em ilustração, o diálogo entre imagem e texto acontece de forma instantânea. Muitas vezes tenho a sensação de que a imagem funcionaria como "legenda" do próprio conto. 

Ainda que esteja encantada com a possibilidade de contar histórias numa frase, não significa que a expressão possa ser capturada totalmente ali. Por isso, é tão prazeroso transitar também em outros gêneros. E, do meu ponto de vista, encontro sentido e valor em todos eles.
 
Sínteses poéticas não concorrem com outras construções em versos, por isso, suponho que microcontos e os tradicionais possam compartilhar autores e leitores.

Afinal, a palavra tem (mais) beleza quando é livre.






(*) ESTE TEXTO REPRESENTA UM PONTO DE VISTA SEM O MENOR COMPROMISSO COM CRÍTICA OU TEORIA LITERÁRIA.




(*) IMAGEM: Google


 
http://www.dolcevita.prosaeverso.net
Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 03/01/2011
Reeditado em 04/01/2011
Código do texto: T2707266
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.