O CASAMENTO E O DIVÓRCIO
A maioria das pessoas vê o casamento como um evento social, um acontecimento familiar que reúne pessoas e parentes que não se encontram a muito tempo, um meio de unir aqueles que a muito estão brigados. Outrossim, acreditam que o casamento é uma cerimônia religiosa e civil que vai unir um casal para sempre.
A noiva espera ansiosa por este dia e o noivo fica, mesmo que haja amor, inseguro, pois o homem costuma prezar demasiadamente sua "liberdade" e pensa N vezes se realmente é isso que deseja para si. Em alguns casos, o casamento acontece por "conveniência" de uma das partes, ou de ambas.
Na realidade o verdadeiro objetivo do casamento fica esquecido.
Os preparativos tomam a maior parte do tempo dos noivos e de seus familiares. Os ensaios na igreja que, escolhida a dedo deve ser decorada de acordo com os sonhos da jovem, que se preocupa com a lista de convidados e a escolha dos padrinhos, que escolhidos, preocupam-se com o presente que deve ser, claro, o melhor para que possa ser elogiado em conversa durante a festa que será realizada no melhor salão ou mesmo nos jardins de uma mansão, dependendo das posses da família da moça. As alianças de noivado são trocadas pelo noivo à gosto de sua escolhida. O lugar que será visitado na lua de mel, já decidido pelo casal de comum acordo, após muitas dúvidas, é, na maioria das vezes fora do seu país. O sonho se realiza, mesmo sendo uma viagem curta em um lugar simples.
Os dias demoram a passar, mas quando se aproxima a data, parece um passe de mágica!
Chega enfim o grande dia! Aproxima-se a tão esperada viagem de lua de mel! Os noivos, jovens ou não, estão envolvidos com o evento e não costumam se dar conta do verdadeiro significado do CASAMENTO.
Casamento não é uma festa. Não é uma reunião de familia. Não é o reencontro de parentes. Não é um evento. Não é a oportunidade de quem não se fala a muito tempo, voltar a se falar. Casamento não é um baile. Não é a assinatura de uma escritura e nem o desfilar em um tapete vermelho e nem chuva de arroz. Casamento não é a união de duas famílias. Não é a junção de sobrenomes. Não é um lindo bolo confeitado de dez andares. Casamento não é uma viagem.
Casamento é sim, o casamento de idéias, de ideais, de sonhos, de planos. O nome já diz; CASAMENTO. Quer dizer: Casar tudo, principalmente o sentimento. Tem que casar mesmo. Casar é ser igual, apesar de ser diferente. Ter sua individualidade, a sua liberdade, e o seu eu preservado, contudo, unindo a essência do seu eu ao eu do outro.
Casamento é a junção dos desejos, a união dos planos e a ligação do sentimento. Casamento não precisa de papel registrado em cartório, pois não se registra o sentimento de ninguém, já que não se trata de título de propriedades. Não se festeja com tapete vermelho, a união perfeita dos objetivos. Não há como dividir com tanta gente em uma festa, a emoção de se estar ao lado de quem nos faz bem, pois este acontecimento é extremamente particular e não cabe nele mais que duas pessoas.
Casamento é o mais puro e verdadeiro aspecto do amor, na forma de encaixe pleno e absoluto. Neste caso, ele é para sempre.
Casais se preparam para o grande dia, mas, envolvidos com os preparativos, esquecem-se que é para toda a vida.
O modo atual de se encarar, é: "-Estou me casando hoje. Se der certo ótimo, se não....parto para outra." Se o espírito é este, não há motivo para zelar do bem amado cada dia um pouquinho.
Assim sendo encarado, o casamento se torna, infelizmente, "UM ATO ROTINEIRO E DECADENTE" e o divórcio a coisa mais corriqueira do mundo!
LirÓ CarneirO