A cultura dos clips

Coisa engraçada a importância que as pessoas dão pra um clips. Sim, um simples clips.

Outro dia chamei um técnico para formatar o meu computador. O leitor de cd não abria; o botão estava queimado. Ele então me pediu um alfinete. Na falta, ofereci um clips. Muito bem, problema resolvido, certo? Não, errado. Ele olhou pro clips (seus olhos chegaram a brilhar), olhou pro buraquinho do leitor, e, finalmente, olhou pra mim. Fez uma cara de quem estava prestes a dar a notícia mais triste de toda a sua vida. Finalmente, resolveu falar: “Vou ter que estragar o seu clips, tudo bem?”. Claro que estava tudo bem. Eu tenho dezenas de clips no meu quarto, mas computador eu só tenho um! E precisava ser formatado!

Outro caso curioso foi na aula de inglês. Uma tarefa de quinze folhas para entregar. Como eu não tinha um grampeador, prendi com um clips, daqueles mais simples, mesmo. Quando a professora pegou, ela olhou pra mim e perguntou: “Você quer seu clips de volta?”. Foi só eu dizer que não que ela abriu um sorriso que parecia de uma criança quando ganha um brinquedo.

Tudo bem, clips são práticos, fofinhos... têm clips coloridos, com enfeitinhos e o escambal. Além disso, têm um formato muito interessante, com todas aquelas voltinhas. Sem contar as mil e uma utilidades. Mesmo assim, são apenas clips.

Eles não são raros. Em qualquer papelaria, você encontra caixinhas e caixinhas de clips para vender. Também não são caros. Uma caixinha com cem custa em média dois reais, se for dos mais simples. Ou seja, cada clips custa dois centavos. Se for colorido, com enfeitinhos e outras frescuras, o preço pode ser maior. Mas eu duvido que um clips possa custar mais de cinqüenta centavos. Se custar, é um roubo!

Sendo assim, a importância de um clips não pode ser econômica. Pode ser, então, uma questão cultural. Ou talvez seu feitiço esteja em seu formato, seu tamanho, sua praticidade. Talvez eu seja a única que não tenha sido afetada pelo seu feitiço, mas eu ainda não entendo o motivo de se dar tanta importância a um simples clips.