QUEM É O CULPADO DESSA HISTÓRIA?

QUEM É O CULPADO DESSA HISTÓRIA?

Hoje, vi uma cena que fez meu coração, por instantes, travar e as lágrimas correrem por minha face; uma cena digna de um filme mudo e sem cor. Um homem, ou melhor, um andrajo de ser humano catando, no lixo, as minhas sobras, que pra ele deveria ser um banquete. Ele não escolhia, tampouco, se dava o luxo de deixar de lado as coisas mais putrefatas. Ali parado, estarrecido, fiquei observando aquela imagem e pensando que aquele ato deve ser comum para milhões desses seres.

Chocado, me indaguei: será que o culpado desse resto de homem é a sociedade, eu, Deus, o Estado? Na verdade, somos todos culpados! Deus por deixar um filho abandonado; eu por viver em minha redoma e não olhar as coisas em minha volta; a sociedade por fechar os olhos e o Estado, esse leva a maior culpa, pois a omissão e a corrupção é a causa maior desse flagelo.

O homem era o símbolo da desigualdade social, da falta de organização e de planejamento de um país que cresce sem olhar para o quintal de sua casa. Acostumamos a jogar a sujeira para debaixo do tapete e esquecemos de limpar a imundície do nosso descaso.

O homem catando sua sobrevivência, o lixo seu supermercado e nós seus fornecedores; a cadeia alimentar estava completa. Depois de assistir a esta cena, entrei em minha casa e vi o quanto a desigualdade está explícita e ninguém quer fazer parte desse desequilíbrio. A sociedade hipócrita e venal come, arrota, regurgita e defeca a sua omissão .

"Pensando bem, ninguém é culpado por essa situação, cada um que viva a sua vida, se tranque em casa e coma feito bicho, depois rezem e pequem; estão todos perdoados! Culpado é esse homem (esses seres) por existir e não nós por vivermos bem".

MÁRIO PATERNOSTRO