MÔNICA !

 

    Então, vamos combinar uma coisinha : eu conto um segredinho se prometerem que não vão rir ! Não é brincadeira, estou falando sério ! Prometam que não vão rir, combinado ? Então, lá vai .

   Se tivesse que apontar uma heroína nas aventuras em quadrinhos ou na TV, de forma alguma escolheria a Mulher Maravilha , a Mulher Biônica ou a Mulher Gato. Tudo bem, as três são lindas, sensuais, com poderes difíceis de se encontrar nas outras mortais mas nenhuma delas me encanta tanto quanto aquela dentuçinha brava chamada Mônica , que está sempre acompanhada de um ridículo coelhinho azul chamado Sansão e que vive correndo atrás do Cebolinha e do Cascão. Quando falo correndo atrás é bom explicar que é para dar umas boas coelhadas nos dois.

   Sei de gente que idolatra a Luluzinha, aquela um pouco mais antiga e que fazia dupla com o Bolinha mas não tem jeito, eu simplesmente adoro a Mônica. Já li em algum lugar e que se não me falha a memória e não estiver cometendo um incrível equivoco , que a personagem do Maurício de Souza foi inspirada na sua própria filha. Se isso é verdade ou não , não importa.

   Gosto da Mônica até hoje e exatamente como ela é . Sempre com aquele vestidinho vermelho curto, os dentões sobressaindo e o inseparável amiguinho Sansão , o coelhinho de pelúcia azul. Azul ! Pode uma coisa dessas ?

   Muitas vezes deixei de lado as leituras mais clássicas e sérias para me deliciar com as aventuras da Mônica. Algumas vezes, não vou negar, gostaria de tê-la conhecido pessoalmente só para ter certeza se ela ainda tem aquele gênio terrível. Claro que sem o coelho azul de pelúcia !

   Fico aqui com os botões do meu teclado imaginando quanto o Cebolinha não apanhou da Mônica. Hoje eles já são adolescentes, talvez até estejam namorando e também daria tudo para saber se um está ou pretende namorar o outro. Já imaginaram uma namorada como a Mônica ? Com aqueles charmosos dentões, com um potente soco com a mão esquerda e olha que nem quero imaginar o quanto deve doer uma coelhada bem no meio da testa.

   Já faz algum tempo que não frequento os bancos escolares e nem passeio por salas de aula e bibliotecas cheias de crianças e adolescentes.

   Também não sei se as personagem Mônica e os amigos Cebolinha, Cascão e Magalí são mencionadas por professoras e professores em salas de aula. Se Mônica já foi esquecida e não é mais encontrada nos quadrinhos expostos nas bancas de jornais, é simplesmente lamentável.

   E aí me pergunto novamente : como é que se condena ao anonimato uma personagem tão forte (forte em todos os sentidos), graciosa e ao mesmo tempo pura e inocente ?

   Perdi a conta das boas gargalhadas que já dei com os personagens do Maurício de Souza, bem como as incontáveis lições e recados que consegui perceber nas entrelinhas das aventuras . Quem sou eu para dar palpites em matéria de educação mas, francamente, por que não se promove um amplo debate nos meios acadêmicos sobre a importância de se adaptar à nossa realidade personagens e mensagens como os da Mônica, Cebolinha e seus amiguinhos ?

   Já sou um vovô sessentão e isso não é segredo nenhum mas só que, vendo o que se transmite e é promovido e exaltado nas telas das TVs , fico perplexo com a quantidade de besteiras, bobagens e tolices que invadem nossas casas e atingem o cérebro das nossas crianças como se fosse um magnifico tiro que atingisse bem no meio da testa.

   Confesso que já faz um bom tempo que não vejo e nem leio nada sobre a Mônica, mas também não vou fazer nenhum segredo que quando a vejo consigo viajar nas suas travessuras e até chego a me abaixar quando ele gira aquele coelho azul acima da cabeça.

   É Mônica, não liga não ! Tenho certeza de que entre minha meia dúzia de leitores talvez um ou outro se lembre de você.

   Pode ser até que sintam saudades. Mas uma coisa é certa. Se alguém souber onde ela mora, se alguém souber seu telefone, por favor me informe. Vou marcar um encontro para conversar bastante e darmos boas gargalhadas.

   Talvez ela me conte o segredo da força que tem nos braços. Mas, só tem um detalhe , aliás, um mero detalhe . Caso alguém fale com ela a meu respeito, façam o favor de aconselha-la a não levar o coelho ao nosso encontro.

   Sei lá, é melhor me prevenir, não acham ?

 

                             ************




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 02/01/2011
Reeditado em 29/03/2013
Código do texto: T2703915
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.