Adeus Lula Velho

Adeus Lula Velho

Entre prós e contras, acertos e erros, deixa o governo da República do Brasil, um populista que soube conquistar o coração do seu povo pobre e que se tornou uma das figuras mais conhecidas, embora não respeitada, em todo o planeta. Entregará à sua sucessora um país melhor, embora que com muitas faltas sociais que poderiam ter sido atacadas e amenizadas, no mínimo.

O Presidente Lula deve agradecer ao super desempenho da Economia chinesa, que carreou com os números do seu crescimento, os países emergentes, dentre eles o Brasil. O contexto da Economia mundial, retirando-se deste, a crise de 2009, foi promissor aos números da Economia brasileira. A China foi e ainda o é, a grande alavanca do crescimento mundial. Poluindo ou não, ela manteve viva a economia globalizada do planeta.

É indiscutível que as ações do Governo Lula tenham retirado da miséria uma porção enorme de brasileiros e que a grande geração de empregos foi algo de concreto e louvável. Ao lado disso, queimou-se o mesmo Governo, ao tentar articular uma política externa meninada com o Irã e outros países. Quis ser um Estadista de envergadura, mas deve mesmo é contentar-se com a condição de um político populista e bastante conhecido mundo afora. Faltou mais substância política para chegar aonde os petistas afirmam ter ele chegado.

O Governo Lula deixou saldos deveras importantes para toda a sociedade, muito embora tenha deixado a Saúde e a Segurança Pública na UTI. As ações produzidas no fim de seu governo, no que tange às favelas cariocas do Complexo do Alemão, foram tão efetivas e valorosas quanto tardias. Poderia ter realizado a proeza uns seis anos antes e aí, sim, teriam dado um golpe mais intenso no crime organizado. Chegou com bastante atraso, o que é lamentável.

Lula deixou para trás o rastro do Mensalão, que até hoje, para a sociedade, continua um couro de fantasma. O Governo negociou cargos com os partidos de sua base de sustentação, de forma imprópria para a vida política de uma Democracia seria, moderna, eficiente. Lula teve alguns de seus mais importantes auxiliares políticos enfiados em muitos escândalos políticos, como foi o caso do Zé Dirceu e companhia limitada.

O PT esteve presente com estatura bem maior do que as próprias ações do Governo Lula, indicando com isso que Lula tinha compromissos muitos estreitos com o partido que o elegera e uma cartilha a ser usada com relativa obediência. O PT governou através de Lula, dosando seu fôlego enquanto Presidente da República, daí o governo ter tido uma cara mais petista do que mesmo Lulista. Fica fácil notar-se isso!

Lula criou um toucinho emocional tão forte nos átrios da população pobre que,chorar em praça pública, passou a ser uma prática comum. Juntou-se a isso o filme criado e mostrado no seu último ano de governo, forçando a sociedade a assistir a fita do seu sofrimento familiar, sua via-crúcis, subtraindo-se aqui tudo o que de merecido for carecido.

Vai-se um governo populista que preferiu trabalhar no varejo político, abdicando de atacar os grandes problemas sociais como a Saúde, a Segurança Pública. O país continua doente. A Segurança Pública sentiu no peso da força do Estado, embora que tardiamente, a forçado Estado decidido a agir,que foi uma pena! O Lulinha paz e amor merece, apesar dos pesares, um abraço forte e um denso aperto de mão, mas sem choros e que não saiba disso o funcionalismo público federal.