No esforço de ser

No meu esforço, por crescer em sentimento e pensamento, uso todos os artifícios ao meu alcance. Tenho na minha vida a experiência de como o pensamento bem direcionado traz resultados impressionantes. Não falo mais sobre o assunto, por que acho que poucos se interessam de fato sobre o tema.

Faço alguns exercícios neste sentido, todos eles visam ampliar o poder da mente. Mas para que possamos compreender este poder, precisamos entender a sua fonte. De onde vem esta força, o que ela é e o que ela manifesta.

Para explicar isso direitinho, volto à primeira infância. A criança, até os sete só sente, ela é apenas sentimento. Após esta idade ela começa efetivamente a pensar. O pensamento faz parte de um treino, um aprendizado que ela, pequenina, faz até amadurecer.

Sendo desta forma eu posso dizer que o sentimento anterioriza o pensamento. O sentimento é a manifestação da alma, por isso ele se manifesta na criança desde o momento em que nasce. O pensamento é um instrumento do qual a alma se utiliza para poder se manifestar no mundo e o corpo é a sua expressão.

Quando nos esforçamos neste trabalho, aprendemos que somos a expressão de três universos, o anímico, o mental e o físico. Para que possamos desenvolver um trabalho efetivo e rico é necessário que saibamos isso, de outra forma nos perdemos no momento em que mais precisamos de força e direção.

Gosto de usar a imagem da carruagem para explicar o que estou querendo dizer. “Os cavalos são a energia vital, o carro é o corpo, o cocheiro é a mente e o passageiro a alma”. Se o passageiro desconhece o seu destino, o cocheiro vai para onde quer, se o cocheiro está sem uma direção, os cavalos conduzem o carro para onde quiser Infelizmente é assim que vive grande parte da humanidade, sem conhecimento, sem direção e sem sentido.

Precisamos ter mais intimidade conosco mesmo. Ter mais intimidade conosco é conhecer melhor o universo anímico, a nossa origem, o sentido que nos movimenta e nos conduz no mundo e fora dele.

Se você acha que isso tem alguma importância, está pronto para transcender o seu estágio atual e pode desenvolver um trabalho amplo a partir de pequenos treinos...