CRÔNICA DE NATAL E ANO NOVO...

Cresci numa família em que Natal e Ano Novo nunca foram sinônimos de presentes, comidas ou fogos de artifício. Das lembranças que trago do Natal, esta era uma data em que eu ganhava um vestido e sapatos novos para ir à “Missa do Galo”, à meia-noite. No dia seguinte, um almoço simples e sereno onde orávamos à mesa e reverenciávamos o Deus-menino...

A passagem do Ano Novo? Exatamente igual. Missa à meia-noite e almoço no dia seguinte, para receber o novo tempo que chegava trazendo alvíssaras de uma vida melhor e cheia de esperanças... Nas duas festas, nada de exageros ou extravagâncias, apenas o espírito comum: agradecimentos e pedidos por dias melhores.

De tudo que vivi, guardei minhas impressões. Hoje vejo o Natal e o Réveillon, como duas festas completamente diferentes e totalmente iguais. A primeira mais intimista, mais reservada, de cunho mais familiar; a segunda mais aberta, mais ampla, mais compartilhada entre amigos, ou grupos de convivência... Aparentemente pouco a ver...

A igualdade? Esta fica por conta dos significados. Se a palavra Natal significa nascimento, a palavra Réveillon vem do francês réveiller, que significa despertar... E o que é nascimento senão o despertar para a vida? E o que é despertar para a vida senão o renascer? Natal e Réveillon, com certeza, tudo a ver...

Novas propostas de vida nos vêm com estas duas festas. Propostas de reflexão, desejo de mudanças, correção do que não deu certo e, principalmente, a da esperança de que tudo será melhor... Por isso, mais que os festejos (que também fazem parte, naturalmente) o Natal e o Réveillon não podem se distanciar de seus verdadeiros sentidos.

Eu, por mim, comprei meu vestido novo especialmente para as orações e as festas do Natal e do Ano Novo... E, naturalmente, ainda como em outros dias, antes de presentes, comidas e fogos de artifícios, o agradecimento pelo tempo que se encerra e a saudação (emocionada!) ao novo que começa...

AOS AMIGOS RECANTISTAS:

O NATAL NUNCA TERMINA, O ANO NOVO ESTÁ APENAS COMEÇANDO... VIVAMOS INTENSAMENTE ESSE NOVO TEMPO... FELIZ 2011, COM MUITAS ALEGRIAS, PROSPERIDADE E BOAS SURPRESAS!!!

UM ABRAÇO, E SINCERAMENTE GRATA POR ESSE ANO JUNTOS!!!

MARINA ALVES