A FUNÇÃO DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Wanderlice de Souza Carvalho

O principal responsável pela comunicação do ser humano é a linguagem, seja verbal ou gestual, as interações do sujeito com seus pares e com toda a sociedade se dá por meio da linguagem que tem a função primordial de manter o homem em comunicação com os demais.

O homem evoluiu em espécie e se tornou soberano na natureza exatamente pela sua forma versátil de se comunicar. Não fosse pela linguagem o progresso do planeta teria tomado um rumo diferente e hoje não teríamos o conforto e rapidez de comunicação como nos apresenta a evolução tecnológica.

Independente da língua utilizada, a linguagem é a mola propulsora da evolução humana, da mesma forma em que o diálogo é o caminho para a resolução dos conflitos. Seria impossível a comunicação sem a linguagem, a interpretação de um pelo outro seria prejudicada pela falta de entendimento das expressões como saber o que alguém quer expressar sem a universalidade da linguagem. É a mais pura manifestação de cultura do homem, seu principal instrumento na formação cultural; é o meio pelo qual o homem transcende sua experiência e o iguala aos demais homens de outros povos. Quando se denomina um objeto dentro de um universo de coisas acontece a individualização desse objeto e nesse momento ele se torna diferente dos demais e passa a ser conceito na consciência do homem. Com o ato mecânico de dar nomes, o homem se diferencia da inteligência instintiva dos outros animais e entra no mundo da semiótica. O nome é símbolo dos objetos que existem na natureza e no abstracismo que só existe no pensamento humano como, por exemplo: as ações, os estados ou qualidades como tristeza, beleza, liberdade, o amor, a paixão, a saudade e outros.

A formação do sujeito não é um quebra-cabeça com recortes definidos, depende da concepção que cada profissional tem sobre a criança, homem, sociedade, educação, escola, conteúdo, currículo.

Neste contexto as peças do quebra-cabeça se diferenciam, possibilitando diversos encaixes. Encaixes esses, que só são possíveis por meio da linguagem na formação teórica, na prática e na pessoal amarradas entre si pela linguagem. É ela que condiciona o pensamento pela categorização lingüística da experiência, de modo a tornar mais fácil e versátil a operação dos conceitos codificados dentro da memória do sujeito. Quando se precisa expor um conceito formalizado a linguagem está pronta para dar ao sujeito a chance de mostrar o que este tem guardado em seu banco de dados.

A linguagem é muito importante também na organização da conduta do sujeito no seu desenvolvimento, ela mostra ao professor como e quando o educando assimilou o conteúdo, a forma que ele internaliza e redefine seus conceitos. Até chegar à acomodação dos conteúdos assimilados a linguagem vai exercer a sua influencia no sujeito, primeiro é feita de fora para dentro, quando ele vai analisando e compreendendo o que lhe é proposto; depois, exerce sua influencia de dentro para fora quando passa a mostrar os sinais de entendimento utilizando o que aprendeu.

A linguagem é utilizada em todas as ações do ser humano e aqui distinguimos os: afetivo, lúdico, prático, representativo e dialético. São usos em níveis diferentes entre si feitos em situações diversas se mostrando como momentos sucessivos da organização da função. Partindo do mais primitivo que é o afetivo no desenvolvimento da criança. Esse uso da linguagem precede o uso lúdico, a criança brinca desde muito pequena. Depois vem o uso prático, depois o uso representativo que se elabora a partir do uso prático, e por fim, o último a se manifestar que é o uso dialógico da linguagem.

A argumentação é a prova de que os demais usos da linguagem produziram a bagagem de conhecimento que o ser humano precisa para saber dialogar.

No adulto, todos os usos da linguagem constituída se organizam estreitamente, em dosagens variáveis, pois dependem das as circunstâncias e necessidades para sua utilização, embora, não aconteça com frequencia aprender cada um desses usos puro e simplesmente, as emoções estão também envolvidas no uso da linguagem.

A escola é fundamental no desenvolvimento da linguagem humana porque ela é a responsável pela elaboração do saber cientifico do sujeito. Para os alunos de EJA sua importância é ainda maior porque eles já chegam até ela com conceitos formados e é a escola quem vai propiciar a chance de redefinição desses conceitos. É na escola que o educando de EJA vai sair da cultura de senso comum para a cultura do saber científico.

REFERÊNCIA

SOEK, Ana Maria. Sujeitos de educação de jovens e adultos. Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação. Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curitiba: UFPR/CIPEAD, 2009.

wanderlicedsouza
Enviado por wanderlicedsouza em 31/12/2010
Reeditado em 08/01/2011
Código do texto: T2701358
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.