DESABAFO (que não é do Roberto Carlos)

Segundo o Oxford English Dictionary, a palavra SARCASMO deriva do grego antigo "rasgar a carne, ranger os dentes, usar palavras amargas". Sua primeira definição é "expressão ou observação astuta, amarga ou mordaz, desprezo ou insulto". Sarx era, no grego antigo, CARNE (veja-se sarcófago, por exemplo, um túmulo para a carne ser comida). Sarkázein era “cortar a carne”. Sarcasmo é escárnio, é zombaria. É mordaz, é malicioso e tem a intenção de provocar. É uma manifestação intencional que procura levar ao ridículo uma pessoa ou coisa. Muitas vezes fere a sensibilidade da pessoa que recebe.

Tenho lido em vários textos, aqui no Recanto, pessoas se queixando que são vítimas de atitudes sarcásticas. No início eu não notava mas, com o passar do tempo, fui conhecendo as características de quem comenta e escreve e acabei observando que isso é uma realidade. Eu mesma já recebi comentários irônicos, com o intuito de desmerecer minhas opiniões. O cronista, principalmente, se expõe mais, porque defende ou critica fatos e idéias, opina e o faz de peito aberto. Daí a levar um "tiro sarcástico" é muito fácil.

É óbvio que, numa comunidade de tantas cabeças pensantes, as diferenças de opinião acontecem. Mas podemos discordar, e temos até o dever de fazer isso, quando temos conceitos diferentes daquilo que estamos lendo, com educação e respeito. Colocando nosso ponto de vista de maneira que se atenha ao nível da idéia e não do ser humano que está por trás do escritor. Temos ENE maneiras de dizer isso, sem atacar a crença do cronista. Porque o sarcasmo machuca. Dói. E até destrói um iniciante, se ele não tiver uma estrutura forte para aguentar o franco-atirador irônico que está do outro lado da telinha.

Eu não tenho medo de me expor. Defendo minhas convicções, sempre embasadas no conhecimento, em leituras mil, em pesquisas. Tenho opinião formada e sempre que escrevo sobre determinado assunto, o faço de acordo com meus princípios, procurando respeitar a ideologia política, religiosa e social do leitor. Meus comentários podem as vezes ser discordantes do pensamento do outro escritor, mas jamais o ofenderia usando palavras sarcásticas e fazendo "gozação" do seu modo de ver, sentir e agir.

Vocês devem estar se perguntando porque estou escrevendo sobre isso. Acontece que, pela primeira vez, me senti ofendida nas minhas convicções e fiquei triste com isso. E porque o mínimo que eu exijo, é que me tratem da mesma maneira que eu trato todos os meus leitores aqui no Recanto: com RESPEITO.

Giustina
Enviado por Giustina em 31/12/2010
Reeditado em 24/02/2014
Código do texto: T2701170
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.