Um Pouco de Coragem é Essencial.

Para escrever basta ter iniciativa. Como tudo na vida, para algo acontecer é preciso ação. É a lei!

No que diz respeito à arte, a ação é primordial. Nada teria acontecido se nossos gênios ficassem receosos de expor sua obra. Não desabrochariam e o mundo não os conheceria, obviamente. Kafka pediu que seu melhor amigo incinerasse sua obra caso ele viesse a morrer. O amigo inteligentemente não cumpriu o prometido.

Acham que a produção artística é perfeita; que o gênio nasce feito; que há dom e sem ele nada se faz..., e por aí vai..., ladainhas mil. O primeiro passo é gostar, impreterivelmente. Gostar do que faz é o primeiro passo para a felicidade. Se ganha dinheiro então, aí o negócio estará completo, como o caso do Pelé e muitos outros gênios.

E se gosta do que faz, pouco importa a opinião alheia. Bem que elogio ninguém dispensa, mas o resto é resto. Quando se gosta do que faz as coisas ficam líricas, lúdicas, tudo em paz... Para o amante da arte o crítico é um ente insignificante, que segue ao lado, atazanando feito mosquitinhos que se espanta. Quem cria arte sabe o que digo, mesmo que a minha seja quase que um lenitivo próprio meu, uma terapia. Enquanto muitos ingerem antidepressivos eu busco a arte, a minha. Se agrada outrem, agradeço interação e compreensão...

Savok Onaitsirk, 23.10.10.

Cristiano Covas
Enviado por Cristiano Covas em 30/12/2010
Código do texto: T2700028
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.