FRAGMENTOS DO SABER

FRAGMENTOS DO SABER

Por ossos do ofício ou, mais certamente, questão de natureza íntima ou de curiosidade despertar aqui nessa crônica recentes dessa bibliografia que li são suplementos de recortes que me chamaram a atenção.

Digo, Vinícius de Moraes costumava filosofar que a vida era a arte do encontro, embora haja tantos desencontro. E nada mais dizia que não fosse à lídima verdade. Esse livro: Mundo de Sofia, para um assaz leitor em busca do saber filosófico, afirmo ser crucial, porque faz toda uma trajetória sobre a filosofia. E quem o ler, só vai aguçar mais e mais a curiosidade e fazê-lo mais crítico, mais investigador e querer saber mais sobre tudo que o rodeia.

O livro fala a linguagem dos filósofos. Por exemplo, Sócrates, um filósofo que nunca estudou em academia. Não deixou nada escrito. Sua vida é o testemunho de sua doutrina. Sua filosofia nos foi transmitida através de Platão, Aristóteles e Xenofonte. Criou uma teoria o parto da maiêutica, que era a arte de extrair do interlocutor, por meio de perguntas, as verdades do objeto em questão. Com isso criou sua própria filosofia, notoriamente é sempre lembrado pela célebre frase: Só sei que nada sei... Conhece-te a ti mesmo. Tales, o filósofo, dizia ser a água uma substância original de todas as outras. O filósofo Protágoras: O homem, medida de todas as coisas. Já para Heráclito, era o fluir dos contrários, que em solução o que é problema para os outros. A divergência e a contradição não só produzem a unidade do mundo, mas também a sua transformação. O mundo é um eterno fluir como um rio, onde é impossível banhar-se duas vezes na mesma água. Parmênides, ao contrário de Heráclito, elimina tudo que seja variável e contraditório. Se uma coisa existe, ela é esta coisa e não outra, muito menos o seu contrário. Por exemplo, uma árvore é uma árvore, o Sol é o Sol, o homem é o homem. Para Parmênides, o ser é o que é. Isso significa que o ser é (o ser) e que não-ser não é (ser). Empédocles dizia-se Terra, ar, água e fogo, que na representação mitológica do mundo assumiam grande importância.

Para Platão: sem filosofia, só percebemos a sombra da realidade – um exemplo, se uma pessoa ficasse presa desde seu nascimento numa caverna, onde apenas uma abertura era penetrada pelo o Sol, que segundo Platão, grande parte da humanidade se encontra prisioneira em uma caverna. Nessa caverna, as pessoas ficam de costas para a abertura por onde penetra a luz e de frente pra uma parede de fundo, onde se projetam as sombras dos próprios prisioneiros bem como as sombras de outros seres que passam em frente à abertura da caverna. Então essas pessoas vêem apenas imagens tortuosas, apenas aparências de uma suposta realidade. Resumindo, se um de nós estamos aprisionados nessa caverna, nós somos ignorantes e que só fugindo dessa caverna é possível aos poucos ver a luz que é o único caminho capaz de conduzir o homem do mundo das sombras e aparências para o mundo das idéias e realidade.

Na história da filosofia, o exemplo mais célebre de intuição intelectual é conhecido como cogito cartesiano, essa é uma afirmação de Descartes: “Penso (cogito), logo existo”. Também dizia que a filosofia é o estudo da sabedoria. Já Kant afirmou ser a filosofia o conhecimento da razão. Merleau-Ponty dizia ser a filosofia um despertar para ver e mudar o mundo.

Espinosa afirmou que a filosofia é um caminho árduo e difícil, mas que pode ser percorrido por todos.

Por ser um leitor compulsivo desde meninote, claro que já li muitos livros, mas me detenho mais aqui a importantes fragmentos da filosofia. Notoriamente digo caro leitor, o livro: O Mundo de Sofia é de tão vasta quantidade de informação, levando o leitor a uma reflexão.

A história começa mais ou menos assim: Sofia chega à casa de seus pais e se depara com um envelope amarelo na caixa-de-correio. Perante aquela situação inusitada, fica perplexa, mas pega o envelope e abre-o. Dentro, uma carta que um interlocutor anônimo pergunta: Quem é você? E ela respondeu a carta dizendo, eu sou eu. E assim vieram mais outros envelopes com outras perguntas como: De onde vem o mundo? Sofia tentou ordenar seus pensamentos para responder as perguntas. Daí veio uma pergunta crucial: O que é Filosofia? Caro leitor, esse livro, leva-o a percorrer trilha de toda a história da filosofia Ocidental, dos pré-socráticos aos pós-modernos. É um romance recheado de mistérios e envolvido por um instigante interlocutor anônimo.

Se quiserem aceitar o meu pedido, digo, vale a pena conferir. E digo convicto, aprender mais é melhorar a condição de vida. Pois a leitura desse livro é mais do que uma leitura: é uma espécie de viagem a um país maravilhoso, e digo também, comece a ler hoje mesmo, carpe diem !!! Pois essa leitura não lhe tomará mais que duas semanas, lendo pelo menos duas horas por dia. Não desperdice o meu conselho, não deixe pra depois, pois temos que viver o agora. Acredite que depois da leitura, você não será mais o mesmo... Acredite !!!

Gilson Pontes
Enviado por Gilson Pontes em 29/12/2010
Código do texto: T2698472