Crer ou não crer, eis a questão.

Crença. Está aí um assunto muito subjetivo; muito delicado. Quando falamos em crença, logo vem à nossa mente que a leitura será sobre religiões, vida e talvez até política. Talvez fale sobre isso também, mas não é esse o ponto.

Já quis acreditar em alguma coisa que fosse impossível? Já quis acreditar numa lenda? Numa história que um amigo contou, ou qualquer outra coisa? Quando falamos sobre isso é bom ter muito cuidado para não ofender as pessoas, qualquer uma, até a si mesmo. Devemos sempre tomar cuidado para manter um equilíbrio do que é ou não saudável de se acreditar.

Você não pode acreditar fácil demais nas coisas, se não acaba sendo ingênuo, bobo, fácil de enganar. Mas também não pode ser descrente ao máximo, quem é assim pode acabar se tornando desconfiado e às vezes até paranóico. Isto deve ser sempre uma balança com pesos iguais. Claro que há vezes em que um lado deve pesar mais que outro, como em religiões, o lado que crê nas coisas deve ter um peso pouco maior, e em como quando se conhece alguém novo, o lado descrente deve pesar mais. Não podemos, também, deixar de fazer amigos por isso, ou ser ateu, isso vai de cada um.

Acreditar nas pessoas está cada vez mais difícil nesses tempos, em que a maldade é muito grande e a ganância também. Pode haver todo tipo de situação quando falamos sobre isso. Alguém que conheceu pela internet, alguém que tem histórias incríveis, pessoas que você nem conhece que podem estar tramando contra você, ou até mesmo alguém em quem você confie. Você só precisa ter consciência das pessoas que estão ao seu lado, e saber se são pessoas realmente boas. Não custa nada, no começo de uma amizade fazer alguns testes para ter certeza, não sempre, apenas uma vez, só para conhecer melhor quem anda ao seu lado.

Porém há vezes em que não podemos dar ouvidos apenas à razão, há certas coisas que nós temos que crer para ver, e é aí onde está o problema: Quando devemos ver para crer, e quando devemos crer para ver?

Bom talvez essa resposta não venha da melhor pessoa ou da mais qualificada, mas tudo na vida foi feito para se crer e para se ver, um pouco de cada um, e as pessoas não devem ter medo de crer em certas coisas, nem ter medo de ver nada. Às vezes tente acreditar em alguma coisa que ninguém mais vai acreditar, pode ser até saudável, mas não se esqueça que isso não pode ser sempre. Acreditar numa coisa nova é bom, mas também é bom ter segurança do que se está acreditando.