É proibido fumar

Fico pensando no homem que, desde o primeiro antropóide, caminha pela terra. Mesmo tendo ultrapassado a espécie que o originou, jamais deixou de ser um mero “macaco pensante”.

Há pessoas que se consideram superiores às outras; sentem-se supervalorizadas de tal modo que só conseguem olhar para os seus semelhantes de forma arrogante. A impressão que elas passam é a de que ao seu redor há uma sociedade fétida. Infelizmente o mundo está cheio de gente assim!

Um grupo desses macacos petulantes é o dos fumantes. Embora a humanidade já tenha feito um grande progresso desde o primeiro primata, os fumantes inveterados podem ser considerados “macacos” que não evoluíram.

Certo dia, no interior de um coletivo rumo ao centro da cidade, presenciei um fato chocante. O motorista, “macaco” menos evoluído, retirou do bolso da camisa um mortífero cigarro e passou a tragá-lo naturalmente. Um outro “macaco”, que na ocasião encontrava-se ao meu lado, sentiu-se estimulado pela atitude do motorista e acendeu um cigarro também – logo atrás, mais outro adepto do maldito vício, e, dessa forma, fiquei em meio à fumaça sentindo o forte odor da nicotina e do alcatrão.

Aquela, sem dúvidas, fora uma situação desconfortável para mim como para outras não fumantes. Fiquei intimamente revoltado naquele lotação. Na ocasião, limitei-me a registrar o fato mentalmente, embora minha vontade fosse expulsar aqueles “micos viciados” do veículo.

É difícil evitar viver sem fumantes, pois eles existem em todos os meios sociais.

Percebi que as pessoas morrem pelo vício, na maioria das vezes. Pois elas sabem que fumar traz conseqüências graves como: distúrbios cardíacos, pulmonares, hipertensão, alergia e tragicamente o câncer. Como se isso não bastasse, o brasileiro destaca-se nesse rol de “macacos pensantes” de forma egoísta e mal educada . Ele não considera a norma que diz: “o direito do cidadão termina onde começa do outro”.

Gilson Pontes
Enviado por Gilson Pontes em 29/12/2010
Código do texto: T2697100
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.