ser família.

Família: Pessoas aparentadas, que vivem, em geral, na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos. – Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira.

Pouco, tio do Chico Buarque. Pouco.

Olhe à sua volta. Quantas pessoas construíram uma família? E quantas delas realmente pertencem a uma? São poucos os exemplos que tenho, porém, sutis e sinceros, verdadeiros.

Ser família, é saber educar, formar, aprender.

É a liberdade na medida certa, é o amor imensurável.

Ser família é contar à meio mundo que o irmão foi convidado para uma festa à fantasia e só venderem-lhe o elástico.

Ser família é saber a hora cera de ser pai, mãe; marido e mulher.

É o cuidado existencial e o carinho imenso. É o apoio nas horas mais erradas ou insignificantes.

Ser família é estar presente. Ser família é ter afeto.

Ser família é aceitar, perdoar, abraçar e gritar.

Só é família quem sorri todos os dias no momento em que é preciso reprimir ou até mesmo acusar, aconselhar.

Ser família é saber compreender o cansaço físico e mental do pai que chega cansado do trabalho, e recebê-lo com um beijinho no rosto e um “eu te amo”.

Ser família é ser carinho.

Esse mesmo que muitas vezes vem em forma de silêncio, impaciência e incompreensão.

Porque ser família, é muito difícil.

E só há família onde haja a (constante) presença de gritos, decepções, raiva e conflitos.

Porque família é o ser incondicional. E ser família é ser amor.

Bárbara Ornellas
Enviado por Bárbara Ornellas em 28/12/2010
Código do texto: T2696581