JOGOS DE INFÂNCIA – Pião/ Bola de Gude/ Boca de Forno/ Papagaio.
PIÃO:
Os piões são feitos de madeira torneada com bico de ferro e acionados por um fio longo enrolado no sentido ponta-castelo.
Dependendo do artesão os piões podem ser coloridos ou com frisos cavados na madeira. O castelo que fica na parte mais larga do pião, lembra uma coroa.
Quando giram em alta velocidade os piões produzem o zumbido característico que os diferem dos demais.
Para se jogar o chão tem que estar liso, bem batido e varrido, geralmente com a vassoura preferida da mãe ou da empregada da casa de um dos jogadores.
Risca-se um triângulo ou círculo e cada um dos jogadores arria um pião que pode ser o de jogada ou outro qualquer que já não sirva mais.
O objetivo é bater com o pião, rodando, no pião do adversário sem ficar preso no triângulo ou círculo.
Quando o jogo é “a vera” (de verdade, prá valer) quem foi atingido perde o pião.
Depois de enrolada a ponteira (ou fieira), segurando a ponta desta, o pião é arremessado ao chão com toda força para ficar rodando e, com um leve toque dos dedos, o pião sobe para a palma da mão.
(vez por outra o pião fica preso na fieira e pode atingir o próprio jogador)
É nesse momento que é jogado sobre os outros piões.
Vence quem eliminar o maior número de competidores.
BOLA DE GUDE:
A bola de gude, geralmente feita de vidro, é largamente difundida em todo Brasil e em cada região recebe um nome diferente como “quilica”, “cabeçulinha”, etc. e os jogadores nunca têm menos de dez bolinhas.
O jogo acontece em terreno plano e limpo (a vassoura é requisitada outra vez) onde se risca um triângulo. Cada participante deverá “baixar” uma bola dentro do triângulo.
Com uns cinco metros de distância do triângulo, se traça uma linha que vai definir a ordem de ação de cada jogador.
Será o primeiro a jogar aquele que conseguir colocar a bola mais próxima ou em cima da linha. Quem ultrapassar fica por último.
A confusão se instala no momento desse arremesso pois todos querem ser o último a jogar a bola em direção à linha. Sempre tem um mais esperto que grita “último” e outro “irmão do último” (que significa ser o penúltimo).
O objetivo é retirar as bolas do triângulo sem ficar preso ou matar os adversários acertando as bolas de jogada desses.
A bola é acionada com os dedos em alavanca.
Quando acabam as bolas do triângulo, o jogador, na sua vez, procura "matar" o adversário para ficar com as bolas que ele conseguiu.
Vence quem conseguir eliminar os demais.
Há variações nesse jogo, entre elas a que se cavam cinco buracos distantes do triângulo e os jogadores têm que cair em todos eles antes de perseguir os adversários.
No jogo de “brinca” devolvemos as bolas aos donos, quando é “a vera” ficamos com elas guardadas numa meia velha e suja.
BOCA DE FORNO:
Alguém, geralmente, mais velho grita:
- Boca de forno!
- Forno! (todos respondem em coro)
- Tirando bolo!
- Bolo!
- Jacarandá!
- Dá!
- Quando eu mandar!
- Vou!
- E se não for?
- Apanha!
- Seu rei mandou dizer que... E as tarefas vão aparecendo e sendo cumpridas por todos.
Tocar a campanhinha ou bater palmas na casa do vizinho chato; tomar abênção a quem passar; pegar uma pena no galinheiro (geralmente no escuro da noite); buscar água; trazer vela acesa...
Quem não conseguia realizar a tarefa, tinha que pagar uma prenda.
Cantar; ajoelhar no meio da rua; ficar mudo por um tempo; beijar e abraçar outro colega ou então aguentar a chuva de tabefes na cabeça dadas por todos os participantes.
Muitas vezes a brincadeira acabava em choro e nas promessas constantes, mas nunca cumpridas, de “nunca mais brinco com você”.
PAPAGAIO.
Tradição importada da China, o papagaio de papel (pandorga ou pipa) é jogo popular em todo mundo.
Pode ter várias formas sendo a mais comum a plana cuja estabilidade se faz com a rabiola, na minha infância de pano, hoje com tiras de plástico.
O objetivo é fazer manobras no ar e derrubar os adversários cortando as linhas que os sustentam.
Antes se usavam lâminas de barbear atadas às rabiolas. Hoje se usa pó de vidro pregado com cola branca nas linhas.
Muitos motoqueiros já tiveram seus pescoços cortados por essas linhas, motivo pelo qual a polícia proíbe o uso dessa arma letal, apelidada de “cerol”.
Além da forma plana, os papagaios podem ser tipo caixa, semelhantes à caixa de sapatos. Esse modelo serviu de inspiração para a construção do 14BIS, primeiro artefato mais pesado que o ar e capaz de fazer vôo autônomo com o pai da aviação – Alberto Santos Dumont – em seu bojo.
(Continua em Ferrinho/Cabo de Guerra/ Danças de Roda)