“Não existem vizinhos como antigamente!”

Há um ditado que diz: Nossos vizinhos são os nossos parentes mais próximos!

Com certeza é um ditado “mentiroso”! Na sociedade competitiva em que vivemos a maioria das pessoas visa as aparências e bens materiais, sem se preocupar com os valores que serão passados para outras gerações... Simplesmente pensa somente no seu bem estar, os demais que “se danem”.”Cada um pra si e ‘Deus’ pra todos!”

São cinco, os tipos mais comuns de vizinhos com os quais convivemos. Não há como escolher porque são tipos, com comportamentos padrões nas relações de amizade e convivência entre as pessoas. A vida moderna, a vaidade exagerada, os sentimentos de puro egoísmo e exibicionismo, tudo sem nenhum controle são comportamentos que se implantaram entre a sociedade afetando com maior intensidade as relações nas convivências entres vizinhos em qualquer lugar que escolhemos para morar, independente de bairro, cidade, estado...

Primeiro tipo de vizinhos, os arrogantes. Sentem-se superiores aos demais evitando contatos e fazem “vistas grossas” se omitindo ao cumprimentarem as pessoas. Demonstram serem inseguros, vazios, sem conteúdo e cheios de sentimentos conflitantes, estão sempre irritados, mal humorados e, na maioria dos momentos, vivem constantemente ansiosos e deprimidos.

Segundo tipo de vizinhos, os prepotentes. Por terem um bom emprego e um salário compatível com suas despesas, pensam que têm “o rei na barriga!” Vivem o tempo todo esnobando a vizinhança, se enaltecendo por terem parentes bem situados, com filhos cursando faculdade e porque, também, têm um carro novo, uma boa casa, uma conta bancária que propicia a comprar o que desejam... Sempre suas opiniões prevalecem e, quando têm oportunidade, procuram humilhar e subestimar as pessoas principalmente alguns vizinhos de menor poder aquisitivo, tratando-os com descaso.

Terceiro tipo de vizinhos, os “chamados religiosos”. Acreditam serem os únicos “filhos de Deus”, não se misturando com os que não pertencem às mesmas crenças e agindo indiferente com a maioria da vizinhança. São individualistas e péssimos cidadãos. Criam um sistema padrão de convivência e apenas interagem com pessoas dos seus tipos de perfis, originando um “sistema de segregação”.

Quarto tipo de vizinhos, os “seus inimigos”. Aqueles que te odeiam sem nunca você ter feito nada para eles, simplesmente porque “não vão com a sua cara”. Julgam-te uma pessoa chata e um pobre coitado, por você não ter um melhor poder aquisitivo e nem instrução (eles pensam que você não tem!), são cheios de preconceitos, estão sempre julgando os demais, não se misturam com pessoas de “nível inferior” relacionando-se sempre fora do convívio da vizinhança. São sujeitos insuportáveis e pobres de espírito!

Quinto tipo de vizinhos, os Amigos. São poucos, mas com muitas qualidades! Estão sempre preocupados com o bem estar da vizinhança, são solidários e praticam várias ações mantendo uma verdadeira integração com as pessoas. Não se prevalecem de suas posições privilegiadas, apenas levando em consideração a amizade, o amor pelo próximo, sendo autênticos cidadãos e praticando a política da boa vizinhança.

Dispostos a servir quem os procura, prontificam-se a ajudar quando percebem que algumas coisas não estão bem nas rotinas de seus vizinhos. Ajudam sem medir esforços mesmo às pessoas de diferentes culturas, poder sócio econômico, credo e outros enfim, esse tipo de vizinho, felizmente, são os verdadeiros parentes mais próximos!

Para dizer os verdadeiros anjos da guarda!

Pensamentos - José Deoclécio de Oliveira

José Deoclécio de Oliveira
Enviado por José Deoclécio de Oliveira em 26/12/2010
Reeditado em 19/05/2018
Código do texto: T2692715
Classificação de conteúdo: seguro