Reflexão da Coragem

Em um povoado, o Rei decretou que todos os camponeses deveriam pagar seus impostos mais altos se quisessem realmente viver no povoado. Sendo assim, decretou punição aqueles que não pagarem em dia.

Chegado o dia de recolher o tal imposto, um camponês se fez a proeza de não pagar, assim foi lhe dada a ordem cujo Rei decretou, de que quem não arcasse com a lei não viveria mais no povoado. Assim feito, o camponês virou-se a Vossa Excelência e disse:

- Senhor, prefiro a morte do que sair deste povoado em que nasci e cresci.

- Assim seja – disse o Rei.

O camponês diante a forca e olhando para o povo aflito lá embaixo disse:

- Não temas caro povo, pois a maior recompensa vem dos céus.

E então, ao término de suas bravas palavras o camponês morreu na forca.

Passado mais um mês, e o Rei novamente voltara para recolher seus impostos, e logo se deparou abismado e surpreso. Ao entrar no povoado viu todos os habitantes com cordas em seus pescoços, e juntos, em um som que soava como coral, que dizia:

- NÃO TEMAS CARO POVO, POIS A MAIOR RECOMPENSA VEM DOS CÉUS.

O Rei sem fala, deu meia volta em seu cavalo e com seus cavaleiros, assim, nunca mais retornando aquele abençoado povoado, cuja bravura de um camponês fez desperta a de todos os outros corações calados.

de W.Monteiro

Wanderson Monteiro
Enviado por Wanderson Monteiro em 25/12/2010
Código do texto: T2690871
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.