A RAZÃO SEM RAZÃO

Enfim, nos aproximamos do final de mais um ano, um inesquecível dois mil e dez que, para nós brasileiros, se finda entre muitas emoções.

Foram muitas delas!

Decerto que não haverá ninguém a negar emoções da esfera pessoal, sempre é assim com qualquer um de nós, sejam elas boas ou ruins.

É dessa forma que a vida segue seus rumos na história de cada ser.

Porém, não apenas fazemos balanços do nosso microentorno pessoal, mas também havemos que olhar para conjuntura do nosso todo, posto que dela depende, em muito, o nosso bem estar social que também define saúde.

Pensei então naquela SAÚDE que sempre encabeça o enredo de toda a nossa primordial E BÁSICA lista de desejos para o ano que se aproxima.

E foi dentro desse raciocínio que hoje, conversando com um senhor da quarta idade, pessoa lúcida, simples e de pouca conversa, exímio cidadão do nosso mundo, mais deveres do que direitos, quando ao me desejar votos de boas festas lhe perguntei das suas perspectivas e expectativas para o próximo ano.

Confesso que me surpreendi com sua resposta, exatamente a que me inspirou o título desta minha crônica-" bem, eu sinceramente penso que por aqui no nosso país, sempre ao se mudar de governos, apenas mudamos a " RAZÃO SOCIAL", portanto, não espero muita novidade ."

Fiquei boquiaberta e emendei meu pensamento ao daquele simpático senhor.

De fato, mudamos a razão social, disso não nos resta dúvida.

Mas...será que mudamos mesmo?

Quero aqui fazer um trocadilho "RAZÃO SOCIAL", EVIDENTEMENTE O PAÍS É UMA EMPRESA, E COMO TODA EMPRESA, HÁ QUE HAVER GERENTES QUE SE RENOVAM. E qual seria mesmo a missão da nossa razão?

Vejamos que curioso a comparação daquele senhor: se somos e mudamos de razão social, qual seria o social da nossa razão?

Olhando para o todo macroscopicamente foi ali, naquele simples pensamento arrazoado, que deduzi que há muito somos uma razão sem razão, ao menos no social, e eu completaria o raciocínio com o seguinte pensamento:

Os governos têm razões que a própria razão social desconhece.

Ultimamente nunca vi um social mais irracional.

De toda sorte feliz razão nova para todos nós.

Este é o meu desejo mais ardente para o próximo ano que está na nossa porta...sedento pela verdadeira razão.