Música na Praia
Foi um domingo especial.Amanheceu um lindo dia ensolarado depois de amargarmos uma chuva intermitente por cinco dias consecutivos.
Peguei o jornal logo após o café da manhã e devorei as notícias .Na crônica da minha amiga Madô Martins ,o título já me prendeu pela emoção:"Coração de Manteiga" (me identifiquei na hora).
No jornal o chamado para o grande evento que aconteceria na minha cidade de Santos,precisamente as 19:30 hrs no canal 3,onde foi montado na areia uma enorme estrutura para abrigar os músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo(Osesp).
A regência foi do maestro francês Yan PascalTortelier.
Um evento imperdível!
Eu e minha irmã Lorice resolvemos assistir sem os maridos ,que preferiram ficar em casa,esse grande acontecimento.Foi uma decisão acertada e diria até com requinte de aventura pois o número de pessoas posicionadas em cadeiras e em pé,beirava umas 20 mil .Ainda bem que nossa irmã Anna foi antes e nos guardou os lugares .
No repertório a espetacular execução de 5 peças :Espanha -Rapsódia para Orquestra ,do francês Emmanuel Chabrier ;Sinfonia nº2 em Mi Menor Opus 27:adágio,do russo Sergei Rachmaninov;Choros nº6,do brasileiro Villa Lobos e La Valse ,do francês Maurice Ravel.
Não sou conhecedora de músicas clássicas a ponto de escrever esses títulos,mas como informação copiei do jornal.
Música é sem dúvida linguagem universal.Para apreciá-las não é preciso entendê-las.Basta sentir com a alma leve e se deixar levar pelos acordes primorosos.
Quando o espetáculo começou,ainda se via o por do sol a beira -mar.Voces já imaginaram que beleza!
Impossível não se emocionar com esta comunhão de céu,mar e terra.
Aos primeiros acordes,fortes,despertos,não consegui segurar as lágrimas.Agradeci a Deus por este momento mágico.
Silêncio total-todos irmanados,jovens ,velhos,crianças,animais...
Que poder exerceu este espetáculo.Foram aplaudidos de pé efusivamente.Ainda tivemos direito ao bis com o frevo de Edu Lobo "Pé de Vento",composto especialmente para ser o bis da Osesp em suas apresentações recentes na Europa.Música erudita com a popular funciona muito bem com o público.
Quando ao final ,o povo ali presente percebeu que o concerto havia terminado,podia se ver nos rostos a expressão de relaxamento e embevecimento...