ERRATA AOS DEZ MANDAMENTOS ( SEGUNDO A VISÃO HUMANA )

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.

( exceto a mim mesmo)

2º - Não tomar seu santo nome em vão.

( isto é, desde que não se considere “em vão” todas as vezes que me for conveniente )

3º - Guardar domingos e festas

( para o meu lazer)

4º - Honrar pai e mãe

( mandamento rigorosamente válido apenas para os meus filhos. Devendo ressalvar que devido ainda serem filhos, cabe a mim, decidir honrá-los ou não)

5º - Não matarás.

( quando não for para me favorecer financeira, física e emocionalmente. Ou seja, é amplamente permitido... desde que a polícia não me prenda)

6º – Não pecar contra a castidade(nas palavras e nas obras.)

( até poderia tentar se soubesse o que é. Obs: não adianta tentar explicar pois, na primeira oportunidade esquecerei)

7º - Não roubar. (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).

( quando não for para mim ou para beneficiar aos meus, uma vez que irá beneficiar a mim mesmo)

8º - Não levantar falsos testemunhos.

(Contra a minha pessoa, é claro)

9º – Não adulterarás

( mandamento direcionado ao meu cônjuge ou namorado(a). Quanto a mim, é permitido sempre que eu julgar ser justificado. Ah, também é ruim quando acontece na minha família. Família nesse caso, é somente aqueles com quem eu me importo)

10º- Não cobiçar as coisas do outro.

( em resumo: Que os outros não cobicem as minhas coisas. Quando EU o fizer, obviamente será uma coisa boba sem malícia... uma “invejinha branca”, do bem, inocente mesmo! Não é pra menos que normalmente esquecemos que esse item tão bobinho faz parte dos Dez Mandamentos.)

O homem é um equívoco de Deus, que ele, na sua infinita bondade tenta incessantemente lapidar a cada dia, em uma luta constante contra os sete mandamentos que regem a humanidade:

1- Gula

2- Vaidade

3- Luxúria

4- Avareza

5- Preguiça

6- Cobiça

7- Ira

...do meu lado INÊS

cinara
Enviado por cinara em 20/12/2010
Reeditado em 13/01/2011
Código do texto: T2681887
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.