JESUS É DO MUNDO!
O nascimento ou renascimento de Jesus, a meu ver, deveria ser comemorado todos os dias, porque Jesus é amor e o amor deve estar presente em todos os momentos de nossa vida. Mas já que o Cristianismo estabeleceu uma data para a descida de Jesus à carne, 25 de dezembro passou a ser a comemoração do seu nascimento.
As origens dessa data se perdem nas reminiscências da História humana. Assim como a Bíblia e os Evangelhos foram escritos por homens, traduzidos em várias línguas e por diferentes religiões, acredito que muito se perdeu da originalidade dos fatos. Porque cada religião se apossou do conhecimento e o traduziu a sua maneira e, porque não dizer, de acordo com os seus interesses.
Jesus não deveria "pertencer" a nenhuma religião, até porque não criou nenhuma. O que Ele fez foi trazer a este mundo uma noção nova das relações do homem com o homem e do homem com o Criador. Suas idéias revolucionaram o mundo, de tal forma que Ele se tornou incômodo ao status quo vigente e, por isso, foi preso e condenado a morte. Foi um revolucionário, um "subversivo" para os padrões da ordem estabelecida na época.
Incompreendido até hoje, por muitos, suas idéias nunca estiveram tão pertinentes como na atualidade. O amor como base da relação entre as pessoas nunca foi tão necessário como no momento presente.
A verdade é que de pregação estamos cheios. O que falta é seguir, na prática, a doutrina de Jesus. Que é universal, atual, moderna e não tem dono. JESUS É DO MUNDO!