NÃO, NÃO, NÃO!

Um "não" acompanhado apenas de um ponto, tem significado, e como! Não. Não! Os dois soam como negativa, com a diferença que o segundo é um "não" quase impaciente, ou talvez mais enfático. Mas, e aqueles "nãos" que dizemos diariamente, acompanhados de outras palavras, no início ou final de uma frase e que, na realidade, querem dizer "sim"? Dão a impressão que estamos negando aquilo que realmente queremos! O que é "não"? Apenas uma palavra abstrata que, por si só, não diz nada. Por isso nosso cérebro se fixa no que vem depois do "não". Nossa mente tem necessidade de pensar primeiro para, só então, assimilar em que não pensar.

Complicado? Não! Acontece que, segundo especialistas, nosso cérebro não processa a palavra "não". O que ele entende primeiro é o verbo que acompanha o "não". Roberto Carlos cantava "uma pedra no caminho, você deve retirar"... Se eu vejo alguém caminhando em direção a uma pedra e grito: "Não ande", com toda a certeza esse alguém vai andar, tropeçar na pedra e cair. Por quê? Porque seu cérebro primeiro entendeu "ande", para só depois entender que era para não andar. Mas aí já era tarde! Sua intenção foi das melhores, mas um "páre!" seria mais eficiente.

Quantos "nãos" existem por aí e que não fazem efeito algum! "Não pise na grama", e o cara pisa. "Se beber, não dirija", e o cara bebe e dirige! "Não esqueça de mim", e o cara esquece! Deveríamos fazer como Leandro e Leonardo que repetiam "Pense em mim" e com isso venderam milhares de CDs... Até para emagrecer tem o chatinho do "não"! "Não vou comer chocolate", e então o chocolate começa a martelar na cabeça da gordinha! Diga, em vez disso, "Vou comer verduras".

O que devemos fazer para mudar esses hábitos arraigados nas nossas expressões e na nossa mente? Trocar o negativo pelo afirmativo! Não é assim que dizem os livros de auto-ajuda? Pois se eles servem para melhorar nosso modo de sentir, o mesmo vale para as coisas do cotidiano. Senão continuaremos a fazer as coisas diversamente do que queremos. Porque quando a gente diz o que "não" quer, acaba se lembrando do que queria esquecer!

Talvez o "não" sirva para aquele personagem de histórias em quadrinhos do Maurício de Souza, o Do Contra! Ou para mais alguém da vida real, que talvez seja o "avesso do avesso", como diz Caetano Veloso...

Termino com um trechinho de uma música da Carmen Miranda:

Pois sim, Pois não

Você quer me ver chorar, pois sim

Quem deve chorar não sou eu, pois não

Por você fiz o que fiz, pois sim

Agora o nosso amor morreu, pois não.

Giustina
Enviado por Giustina em 18/12/2010
Reeditado em 24/02/2014
Código do texto: T2678404
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.