Filhos do meio

Quando estou falando em filhos do meio, não são as pessoas que recebem influência cultural do meio em que vivem. Estou falando dos filhos que não são caçulas, nem os primogênitos. Eles são os membros da família que recebem uma educação primorosa por terem nascido no meio.

Eles herdam as roupas dos mais velhos e aprendem a não ter vaidade, nem exibicionismo de ostentar luxo. Eles herdam brinquedos dos mais velhos e aprendem a não ser egoístas, uma vez que os objetos podem ter vários donos. Eles recebem noção de educação e comportamento dos irmãos mais velhos aprendendo com isso que há mais de uma autoridade e que conhecimento depende apenas de mais vivência.

Quando os pais têm apenas o primogênito são obrigados a dar cem por cento da atenção a ele. Não tem como agir de outra forma. Quando esses mesmos pais têm três filhos são obrigados a dar atenção ao menor, por ser o mais frágil e o mais carente. Lá estará o filho do meio recebendo uma quota menor dessa atenção e aprendendo a se virar sozinho, por força da circunstância. Se o mais velho foi levado pela mão à escola, em seus primeiros anos, isso não poderá acontecer agora que o menor não pode ficar só em casa, então o aprendizado da independência virá em benefício do tal do meio.

Deu para notar que sou do meio, mas a análise foi imparcial. É uma questão de observação e quando funciona diferente é porque houve acidente de percurso.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 17/12/2010
Código do texto: T2677884