O RIO CONTINUA LINDO

Esqueça tudo que a mídia alardeou deixando a todos temerosos, arrume sua bagagem, pegue o primeiro avião para o Rio de Janeiro e passe dias agradáveis, divertidos e maravilhosos. Um sonho o espera nos braços abertos representados pela estátua do Cristo Redentor.Já comece a se encantar com o magnetismo carioca no momento em que o avião estiver se preparando para o pouso, sobrevoando o espaço aéreo da cidade, assim terá uma pequena idéia do que irá presenciar quando pisar o chão da mais carismática das cidades brasileiras.

De preferência se hospede num desses bairros: Leme, Leblon, Copacabana, Ipanema, Botafogo ou Tijuca. Faça seu primeiro contato com o Rio, após instalado no hotel, caminhando plácidamente sobre o calçadão de Copacabana, onde você poderá se deparar, se tiver sorte, com alguns famosos fazendo cooper tranquilamente em meio aos anônimos que por lá praticam essa caminhada saudável. Se estiver em boas condições físicas vá a pé do Forte de Copacabana até o Leme, e se deixe levar pelo clima de calmaria envolvendo o lugar. É bem capaz de você encontrar escultores de areia preparando obras de arte(mulheres seminuas, principalmente) com a areia da praia. Caso desfrute esse momento pela manhã ou à tarde, além das águas frias do mar banhado pelo sol generoso será possível simplesmente refrescar-se, enquanto passeia, nos vários chuveiros públicos nada convencionais localizados estrategicamente ao longo do calçadão. À noite o local é amplamente iluminado e muita gente anda ali para lá e para cá, sem pressa.

Dedique uma parte do seu dia à Lagoa Rodrigues de Freitas e seus arredores, batendo pernas sem compromisso em derredor bem acompanhado de seu amor ou simplesmente sozinho, preparando-se para ver paisagens de cartão postal. Não se surpreenda se avistar remadores famosos do ranking brasileiro treinando por lá ao lado de tantos esportistas amadores que aproveitam o ambiente para ver o tempo se arrastar enquanto se divertem e malham. Testemunhe o sol se pondo ao entardecer e promovendo um espetáculo inesquecível, pessoas caminhando ou pedalando descontraídas, casais enamorados se amassando, a vida pulsando num ambiente típico da parcimônia carioca.

Tome o bondinho para o Morro da Urca e, depois de apreciar uma das belezas mais provocantes da Cidade Maravilhosa e fotografar tudo aquilo centenas de vezes e de vários ângulos, sequencie a diversão tomando mais um bondinho, este conduzindo ao Pão de Açúcar, outro monumento de especial deslumbre com que presenteou a natureza àquela terra tão linda. Prepare-se, então, para cenários verdadeiramente cinematográficos ainda mais luxuriantes e encantadores. Certamente vai faltar espaço para a quantidade de fotos que desejará tirar lá de cima.

O passeio mais importante e esperado para todos os turistas em visita ao Rio de Janeiro é ao Cristo Redentor, no Corcovado, um dos lugares mais altos(tem 710 metros de altura) e exuberantes da cidade, situado no Parque Nacional da Tijuca. Na Estação Cosme Velho tome o trenzinho ou um dos jeeps para atravessar a Floresta da Tijuca e chegar até aos 220 degraus e aos elevadores que dão acesso à base onde se encontra a estátua do Cristo. Quem tiver disposição física pode optar por subir todos os cansativos degraus, mas se preferir basta tomar o elevador que rapidamente chegará ao topo do morro, onde com certeza uma multidão já estará zanzando ao redor do Redentor com centenas de máquinas fotográficas pipocando intermináveis nas mãos de turistas do mundo todo. É bom que seja dia ensolarado para o esplendor da imagem ser apreciado com o êxtase de seu porte majestoso. Permaneça por lá o tempo que desejar, rezando, orando, rindo à toa, sendo fotografado em meio aos demais presentes e se deliciando e tirando suas próprias fotografias para eternizar esse instante único. Importante frisar que a visão que se tem de boa parte da cidade é estonteante, digna das mais belas do mundo.

Vá ao centro do Rio, na Cinelândia, de metrô mesmo misturando-se aos cariocas, sendo desnecessário ir de táxi porque irá gastar uma verdadeira nota. O metrô é rápido, fácil e seguro. Passe pela Biblioteca Nacional e adentre esse local onde reina a cultura e o conhecimento, veja o belíssimo Teatro Municipal, faça um lanche ou almoce na mais famosa confeitaria carioca, a Colombo, centenária e emocionante.

Aproveite o máximo possível sua ida à Cidade Maravilhosa, sem esquecer uma vista d'olhos por suas diversas atrações turísticas e

culturais, até mesmo indo aos muitos shoppings espalhados por vários bairros. Em gostando de programas noturnos, perambular pela Lapa e ver os notívagos bebendo, conversando, dançando e se divertindo é uma pedida imperdível. A Lapa é um dos redutos mais aconchegantes, populares e ruidosos para dedicar uma parte de sua noite em busca de diversão e novidades.

Enfim, não há dúvida que o Rio de Janeiro "continua lindo", como já afirmava o cancioneiro popular. Quem vai uma vez haverá de querer repetir a viagem,tanto para rever inesquecíveis pontos por onde passou quanto para descobrir outros que não foi possível visitar quando lá esteve anteriormente. E nem pense em se amedrontar com nada, apesar ser óbvio que cautela se deve ter em qualquer parte habitada do Planeta. Com os cuidados habituais e nos lugares certos nas horas normais, passear no Rio de Janeiro é maravilhoso.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 17/12/2010
Código do texto: T2677402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.