O que passou...

Olhar para trás e ficar lamentando é escolher estacionar em cima daquilo que não foi bom e permanecer ali, sofrendo. O que passou, passou, certo?

A experiência mostra que nem sempre é assim. Tem gente que não passa pela dor, mas, ao contrário, insiste em vivenciá-la. Não se liberta da dor por insistir vê-la somente como algo ruim.

E nada é apenas ruim. Tudo traz um aprendizado, uma lição que pode fazer muito bem para quem está disposto a aprender. Pois é necessário querer aprender com a vida para ser feliz.

Há ainda aqueles que não querem aprender, querem ensinar a vida como ela deveria ser. Tem gente que prefere pular de prédios só por não concordar com a lei da gravidade. Ainda assim esta pessoa vai se esborrachar.

Outros preferem reclamar e reclamar. Mas não fazem nada para que sua vida seja diferente. Perda de tempo. Tempo que é presente de Deus, mostra de sua paciência, que nos permite nascer e renascer, para lapidar com calma o diamante bruto que somos, para que tenhamos brilho próprio.

Uma categoria interessante de seres pensantes são os que dedicam sua existência a criticar a vida alheia. Perdem a oportunidade de se melhorarem, perdem oportunidade de angariar simpatia, e vivem num mar de energias negativas. Alimentam-se destas energias e mais tarde acabam fazendo aquilo que criticavam no semelhante.

Portanto, viver cada segundo sabendo valorizar estes segundos, com a consciência no momento que se está vivendo, é a melhor maneira de se libertar do passado e criar um futuro melhor, já que cada página no livro da vida é conseqüência da anterior.