Então é Natal.

Noite. Pelo agitar das folhas das arvores, imagino fazer bastante frio lá fora. Sentado aqui, em minha confortável poltrona de couro, observo um agitado grupo de adolescentes que , sorrindo, transitam pelas ruas frias e geladas. Minha mente busca compreender qual sería a razão de tamanha alegria, pois o frio deveria apenas entristecer as pessoas com seus gélidos e uivantes ventos gelados.

Em noites de intenso frio, poucas luzes costumam serem acesas; preferem o aconchego de suas camas quentes e suas xícaras de chocolate. Mas hoje, estranhamente, muitas casas parecem iluminadas e diversas pessoas circulam sorridentes pelas ruas.

Por um instante lembro dos anos passados , e a recordações de amigos que já se foram me vem à mente. Pessoas que passaram por minha vida sem que eu, realmente me importasse com elas. Apenas pessoas que me prestavam os mais diversos serviços e eu, gananciosamente , nem sempre as retribuía quanto mereciam e por outras apenas as ignorava.

Por instantes recordações me invadem a alma e eu me lembro de absortos fatos de minha infância; a primeira professora , a primeira namoradinha dos infantis anos.

Começo a me lembrar das tantas festas que deixei de participar por julgar-me muitas vezes superior a elas. Os presentes de pessoas que realmente se importavam comigo que tantas vezes,por educação apenas aceitava sem jamais me dar,muitas vezes sequer o trabalho de abrir aqueles embrulhos. Hoje vejo um grupo de meninos e meninas sorridentes nesta fria noite com coloridos embrulhos nas mãos; parecem trocar entre eles com risos e extremada alegria.

Curioso aproximo-me da janela e ouço-lhes as vozes, os risos, a inebriante alegria que deles exala. Um pequeno garoto ao me ver observando-os se aproxima do vidro da janela e com um simples e singelo sorriso me diz: Feliz Natal!.

E então um rio caudaloso de quentes lágrimas me banha o rosto e só então descubro o precioso tempo que perdi agregando meus sentimentos à tolos e rancorosos conceitos.

Sorrio a ele, um sorriso meio tímido mas profundamente verdadeiro ( minha alma sorri em mim). Então é Natal.

JAlmeida
Enviado por JAlmeida em 16/12/2010
Código do texto: T2675552
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.