CRONICA: SOBRE UM TEXTO ATRIBUIDO A GHANDI!

Hoje recebi pela internet, uma bela mensagem, com teor atribuído pelo autor a Ghandi, a primeira idéia que me veio a mente foi fazer um balanço da minha vida, ao longo dos últimos 25 anos, em relação a maioria dos seus tópicos.

O principal tópico, se refere a oração diária, e como rezo todos os dias o que considero ser o que esta me mantendo vivo, esperançoso, de pé nas horas difíceis e amargas, sinto me capacitado a escrever.

- medito diariamente, por 30 minutos pela manha, ouvindo CDs apropriados, momentos em que realizo minhas orações.

Como o autor da apresentação, atribui seu conteúdo a Ghandi, o que me inspirou a iniciar esta crônica, é que a apresentação começa afirmando que a verdade, mesmo dura, deve ser dita tanto aos fortes quanto aos débeis, o autor esquece-se de que foi Ghandi, quem afirmou que “ ser humilde e calar-se para um mais tolo falar” e não para sairmos por ai desferindo setas fabricadas com nossas palavras ferindo a quem quer que seja.

Quanto a esta orientação na mensagem, penso que dizer a verdade que acreditamos, para o forte, e não mentir para obter o aplauso dos débeis, seja, incoerente com o que o próprio Ghandi, com o que afirmou acima, sobre a humildade. Quem se julga com o poder e confiança na sua verdade individual, se tiver humildade, saberá se calar, para não magoar e ferir seus semelhantes.

- Cristo afirmou que mal, não e o que entra na boca do homem, mas sim o que sai da sua boca, porque o que sai da boca revela do que esta cheio seu coração.

Nossa compreensão individual da verdade, nem sempre esta de acordo com a verdade dos ensinamentos Cristãos, Hindus, Budistas, etc.. talvez seja por isto que as verdades individuais, ferem os débeis e causam o ódio e magoas nos fortes.

Sobre os débeis, vale reafirmar que dentre as bem aventuranças do sermão da montanha, Jesus os classificou entre os mansos e pacíficos, os pobres de espírito, para os quais ele desitonu o reino dos céus.

Analisando ainda outros tópicos da mensagem, sobre pedir na oração o dinheiro, a forca, o êxito material, pois bem, eu nos últimos 25 anos, vivenciei estas situações e posso dizer que mesmo sem pedir:

- Deus me deu o dinheiro, este que me tirou a felicidade – pois o dinheiro me roubou, dignidade, família e amor,

- Deus me deu as forcas que eu pedi, para lutar, trabalhar, estudar, e mergulhado nestes objetivos equivocados, esquecendo-me do resto: família, sociedade, amor, perdi a razão, equilíbrio emocional e espiritual ao ponto de perder a razão – o raciocínio.

- Deus me deu êxito material, intelectual, espiritual, social e aparentemente familiar – pois hoje, separado da esposa, só os filhos continuam me amando, perdi a companheira de 27 anos, devido as magos que causei nela, em virtude dos meus êxitos, magos sem intenção, mas que ficaram sem seu perdão.

Esta mensagem esta relacionada com a minha realidade, pois hoje, após as dores morais, tremendas pelas quais passei e ainda estou passando:

- me vejo mais humilde, não tenho dificuldades em me humilhar, perante aqueles que me oprimem, no trabalho ou nos relacionamentos – como afirmou o Cristo, aquele que se humilha será elevado, e tenho me sentindo muito bem espiritualmente, em que pesem as dores das humilhações dos outros que me ferem sentimental e emocionalmente.

- me vejo quase sem orgulho e egoísmo nenhum, pois que o orgulhoso é egoísta são incapazes de se humilhar, diante das dores causadas pelas palavras revestidas das verdades individuais, dos outros, e ainda assim perdoar e continuar partilhando, carinho, afeição, preocupação e mesmo dinheiro.

- hoje não me vejo acusando ninguém em nenhuma situação da minha vida, pois sei que tudo o que passo são efeitos do que semeie, aprendi isto no espiritismo, porem com a compreensão ampliada, hoje de fora do espiritismo, acerca da afirmação do Mestre Jesus de que: “e preciso que o escândalo venha” – a Dor -, porem o mesmo Jesus assevera: “ ai daquele por que o escândalo – a dor - vier”, ou seja ai daquele que for o instrumento da dor do outro.

- hoje peço perdão e a compaixão dos a quem magoei, pois se os magoei não foi com a intenção de magoar.

- aprendi a amar aos outros, independente se eles me magoam, - por crer que sejam os instrumentos dos meus resgates, ainda creio nisto -, porque aprendi, a aceitar os outros como são e não como eu gostaria que fossem. Da mesma forma como espero a recíproca com relação a mim, por parte dos outros.

Quanto ao petitório Deus, na oração, dos êxitos, que a apresentação se refere e incentiva, penso que pedir o êxito a Deus já não me embriaga, por isto não o peço nas minhas orações matinais, o êxito não me embriaga mais, se eu pudesse fugir as responsabilidades materiais na vida, um dos primeiros êxitos aos quais fugiria, seriam os do êxito no trabalho, este que sou obrigado a fazer, numa empresa e lugar em que não gosto, que me fazem perder boas oportunidades de convivência social, amiga, familiar, amorosa, pois me prende, e que me deixo prender, apenas por eu ter responsabilidades materiais para com pessoas que ainda dependem financeiramente de mim...

Peco sim a Deus em minhas orações, êxito nas coisas espirituais, sentimentais e nos relacionamentos, para que sejam revestidos de Amor, Humildade, Fraternidade e Solidariedade, aspectos em que hoje me vejo melhor, muito melhor que há 25 anos atrás.

Com relação a tolerância, que a apresentação também se refere, hoje sou tolerante ate demais, a dor me ensinou a se-lo.

Por fim , o texto vai ate a vingança, sentimento este que não trago dentro do peito, nunca os trouxe antes, quando era orgulhoso e egoísta, porque os traria agora, que já não o sou mais e principalmente porque aprendi a perdoar, quase que incondicionalmente, pois me identifico carente de perdão e amor, das pessoas a quem magoei neste 25 anos, em que pese não ter sido intencional.

E com tudo isto, ainda sofro e estou em busca de amor.