LITERATURA - DESCOBRINDO O MUNDO - BAUDOLINO, DE HUMBERTO ECO

A literatura - seja ou não um clássico o livro que lemos - nos premia com descobertas.

Podem ser elas da área comportamental e sociológica, da geografia, da história, da psicologia, de novas maneiras de encarar o mundo ou, simplesmente, a cara nova de uma palavra, já batida.

Quero registrar o pitoresco depoimento de um personagem (1), Nicetas (pg. 92, edição de 2001, Editora Record):

"Vejo que nossos incomparáveis genoveses prepararam algumas delícias de nossa cozinha. Experimentar esta sopa feita com uma grande variedade de peixes de mar e de rio. É possível que existam peixes bons em vossas terras, mas imagino que o vosso frio intenso não os deixe crescer tão exuberantes como na Propôntide. Temperamos a sopa com cebolas fritas em azeite, erva-doce, outras ervas aromáticas, e dois copos de vinho seco. Põe isso tudo nestas fatias de pão, e podes colocar avgolemono, que é este molho de gemas de ovo e suco de limão, temperado com um pouquinho da sopa. Creio que no Paraíso Terrestre Adão e Eva deviam comer assim. Mas antes do pecado original. Depois, limitaram-se a comer tripas, como em Paris."

Chegando a este ponto do livro, encerrei a leitura, deitei-o no criado-mudo e tentei dormir.

Não poderia prosseguir sem, primeiramente, transcrever a receita que me salivava a boca antes que chegasse o sono.

Não o fiz de pronto, contudo. Página marcada, ei-la, compartilhada.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

(1) Para não perder o hábito:

Qual é o gênero da palavra "personagem"?

Antigamente, existia uma explicação esquisita para o substantivo "personagem": masculino quando se tratasse de pessoas reais; feminino quando se tratasse de papel representado ou elemento de ficção.

Agora, todos os dicionários importantes brasileiros - Houaiss, Aurélio e Michaelis - e o Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) registram "personagem" como substantivo comum-de-dois, ou seja, registram que tanto se pode usar "O personagem" quanto "A personagem".

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é editado pela Academia Brasileira de Letras e tem valor de Lei, ou seja, o mais adequado é seguir o Volp, portanto "personagem" é um substantivo comum-de-dois-genêros: "O personagem" e "A personagem", facultativamente.

Fonte: www.jurisway.org.br

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Conheça mais. Faça uma visita blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567

Pergunte, comente, questione, critique.

Terei muito prazer em recebê-lo.