O distanciamento de Lula para Alckmin nas pesquisas 

     Fico procurando algumas respostas tentando entender o que está havendo para que as pesquisas apontem decréscimo de Alckmin e aumento de Lula. É difícil. No primeiro turno critiquei as pesquisas por acreditar que elas estavam equivocadas. Embora não tenha errado, pois, teve estado que nem ela soube responder ou convencer em seus argumentos erros tão grotescos. Agora no segundo turno dizer que as pesquisas novamente estão equivocadas ou tendenciosas parece não fazer sentido até mesmo pela alta margem dada a Lula. A única estranheza é os coodernadores de campanha de Lula saberem destas informações antes mesmo de serem anunciadas. Isto é de se estranhar. 

     Alguns disseram que devido Alckmin ser duro com Lula no debate também levou a perder alguns percentuais, porem, já se passaram mais de uma semana e duas divulgações de resultados aumentam a diferença, isto também demonstra que seu decrescendo é resultado de outros fatores. 

     Um fato que está caracterizado: a questão da ética e corrupção já atingiu o máximo do eleitorado que poderia, isto é, o debate sobre as falcatruas, corrupção já deu o que tinha que dar. Parte do eleitorado não está mais preocupado com esta questão. 

     O que podemos observar é que Lula vem conquistando a região do centro sul. Talvez Alckmin preocupado em conquistar o nordeste e o norte esteja deixando de lado estas regiões em que teve alto índice de votos. E Lula, pelo contrario, como está garantido a votação nestas regiões atacou com ênfase as regiões onde teve menor índice de votos. Podemos dizer também que seus discursos estão atingindo a classe média, algo que parecia ser impossível para Alckmin. 

     Dizer que Lula está usando a maquina do estado é valido, porem, infelizmente esta é a realidade das eleições, quer queira ou não. Este procedimento é comum na política seja no município, no estado ou no federal. A caneta é usada, os favores são prometidos não tem como impedir esta pratica ilícita, mas continuamente usada. 

     É difícil imaginar que os eleitos vão deixar de apoiar um candidato se este os promete ajuda-lo a governar. Mais uma vez teço criticas as pesquisas e acredito que é preciso se criar leis para regular as pesquisas nas eleições. Imagina um eleito ou um candidato na disputa e vê determinado candidato crescendo! Automaticamente vai apoiar quem estiver melhor no quadro, isto não há duvida. O compromisso dos governantes é com os cidadãos e não com os partidos. 

     Outro fato também que imagino estar contribuindo é os boatos lançados pelo Lula e PT das privatizações, infelizmente eles pegaram. Boato é uma praga, quem não se lembra quando surgiam os boatos na economia? Desestabilizava todo o cambio, o dinheiro ia embora, virava um Deus nos acuda. Boato é coisa do demônio, pois ela é a mais pura mentira que se torna verdade na mente das pessoas. 

     Infelizmente, a PSDB paga por esta política que embora, Lula gostou e aproveita-se dela, porem sabe que o povo não gosta e assim, deita e rola em seus discursos. Ele descobriu o caminho da mina e ainda vem FHC em plena onda deste boato diz que é a favor da privatização da Petrobras. 

     FHC fez a mesma coisa parecida quando Lula deixou liberar a matéria da família de Alckmin no site . Primeiro libera, depois faz média pedindo desculpas. FHC fala o que deseja, e depois que disse, tenta remendar que não foi bem isto que quis dizer. FHC e Lula comprovam uma crônica feita por mim, “Diferentes iguais”. 

     Finalizando, o que me parece que tem dado este aumento para Lula nas pesquisas é a falta de articulação e união do PSDB e seus aliados. É uma total falta de articulação e estratégia. São rebeldia de alguns aliados como no Maranhão, por exemplo, e outros estados. É o PSDB deixar de lado onde esteve bem e procurar aumentar a vantagem, querendo trabalhar num local que é tirar água de pedra. É a herança emocional deixada por FHC que Lula se beneficia nos bastidores, mas critica para a população. Enfim, enquanto PSDB está sem estratégia e desarticulado o PT e seus aliados estão bem organizados.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 18/10/2006
Código do texto: T267225