A INTERNET E A COMPULSÃO. CHINA.

INTERNET E SEUS COMPULSIVOS.

A China acaba de deflagrar um plano de sério tratamento da compulsão do vício da internet. Clinicas de tratamento para esta compulsão estão sendo abertas uma atrás da outra. Casos de internação com a mesma similaridade com que se enfrenta esquizofrênicos e outros psicóticos, alcoolatras e outros doentes mentais desse nível ocorrem em números surpreendentes.

Se na juventude o problema atinge patologia que cuida da ausência de vontade para fazer qualquer coisa que não seja estar colado ao computador, o que inibe estudo e trabalho, nos idosos funciona como droga, se tornam mais neurôticos os que já eram, aguçando suas síndromes antes conhecidas e tornando-os mais sedentários e maníacos em seus hábitos. Se não dormem abraçados com o computador, dormem em cima deles, e não se afastam por nada.

O Globo de 14 deste mês, ontem, em seu segundo caderno, mostra esse mal que começa a afligir o século e é avassalador na China. A máquina que foi feita e assim introduzida para melhorar o trabalho e as atividades em geral, tornando ágil as formas de produção, consegue ser também meio de gerar doenças ou agravar as já existentes.

E piora a velhice quando podia ajudá-la como terapia e distração, salvando um pouco, muito pouco os que já estavam mortos para a vida. Mas assim continuam, parece que piorados, aumentados em suas negatividades, em nada melhorando, enrolados nas teclas do computador, perdidos em fantasias abraçados à maquina dia e noite, sem nada mais enxergarem na sua frente, quase babando e dormitando, a se encharcarem mais e mais em drogas, sem buscarem exercícios ou uma vida melhor, restando com sérios problemas posturais e da saúde em geral.

É a famosa moeda de duas faces. Um bem que faz mal, e o mal é difuso.

Certa vez escrevi sobre esse pouco de salvacionismo que o computador trouxe para alguns, tirando-os do ócio total, fazendo dos mesmos clientes de novas aventuras. Falei sobre isso em um artigo enfocando como “vício”, benéfico de certa forma, quando o é, e veio um comentário de uma partícipe do site dizendo que não tinha vício; ótimo, creio que não. Fui ver seu perfil e dizia ela ser uma compulsiva...

Surgiram novos poetas, cronistas, comentaristas de todas as áreas, o que é bom na realização desse universo de unicidade erigido e personalista,na publicidade extravazada em diminuto número de alcance e parceiros, mas também copistas, contrafatores identificáveis, diletantes, enfim, vários “escritores” ou pessoas que assim se qualificam, mesmo não participando do mercado editorial.

Uma grande ferramenta o computador, que se avizinha, lamentavelmente, de ser mais uma “droga” como mostra a China, multiplicando centros psiquiátricos específicos para tratar dessa doença que causa patologias sérias. Realmente o ser humano é muito fraco, não tem medidas.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 14/12/2010
Reeditado em 08/01/2011
Código do texto: T2671790
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.