Industrializaram Papai Noel .
E daí que me contaram que o Papai Noel estava passando em cima de uma Hilux na rua, jogando balas para as crianças e fazendo propagando de tal loja. Não é de se espantar que o tal markentig tenha chegado até no pólo norte e feito a cabeça de Noel, que deixou as pobres renas no celeiro e veio andar de Hilux na cidade.
Ora Papai Noel, e onde que fica os sonhos das crianças com aquele gordo e bom velhinho de roupas vermelhas, saco nas costas e que anda num trenó voador. Até o bom e velho Santa Claus resolveu americanizar o seu nome, colocou roupas de marca, entrou para a academia e fez um corte moderno no cabelo.
Não se espante quando ver um altidor com um homem todo sarado, usando uma sunga vermelha e fazendo uma propagando, pois em pleno século XXI até Papai Noel se modernizou. Fico pensando nas pobres crianças que ainda tem o cuidado de mandar as cartinhas para o Pólo Norte, aliás, fiquei sabendo que o bom velhinho só responde as crianças que mandarem e-mails.
Boneca de pano, carrinhos de madeira e duendes trabalhando exaustivamente para dar conta dos presentes até o natal, isso ficou no passado. A magia dos duendes foi trocada por maquinários de ultima geração, aliás, geração Barbie, geração Hot wheels e trabalhar voluntariamente nem pensar, somente de carteira assinada, décimo terceiro e todos os requisitos que rege o código trabalhista.
E aonde vai parar os nossos sonhos? O doce e velho sonho de montar a arvores de natal, dependurar as meias nas janelas colocar bolachas e leite para que quando o bom velhinho passar possa comer e for generoso no presente. Estão industrializando os sonhos de nossas crianças, que deixam cada vez mais cedo de acreditar na magia do natal para ficarem se desgastando horas em frente de tanta tecnologia.
É triste saber que as crianças de hoje serão adultos uniformemente padronizados, sem a capacidade de sonhar e viajar pelo espaço sideral. Jovens adultos sem convicções, pois somente com sonhos de crianças e acreditando na magia do natal, da páscoa que poderemos ter adultos que sonham, pois sonhar é o primeiro passo para ser feliz.
Vejo as crianças de hoje trancadas futuramente dentro de consultórios psicológicos, cuidando dos traumas da infância, dos sonhos que não tiveram e que não quiseram ter e hoje desiludidos da vida e do mundo, vão saber aonde foi parar a felicidade que eles não têm.
Aonde foi parar a sua felicidade? Será que você anda sendo um belo sonhador que ainda monta a sua arvore de natal, dependura as meias na janela e arruma todo o lanche para papai Noel. Onde foi parar toda a sua magia? Não industrialize a sua felicidade, pois ela é única e imutável, nunca deixe de acreditar naquilo que pra você é bobeira, pois os sonhos não precisam ser muitos, basta serem infantis como acreditar em Papai Noel.
Seja um Belo Sonhador!
José Luís Rezende de Villa