E como funciona essa tal liberdade ?

Um menino com a palavra PAZ na cabeça, com os seus dez anos de vida turbulenta, procura entender o significado dessa palavra que é tão usada no mundo. O barulho das balas ecoa dentro de sua casa, o medo o atormenta, pois sua mãe esta na rua usando drogas, e sua avó saiu para trabalhar e não sabe se irá voltar viva.

Brincar de bola na rua não vai ser possível, pois o bola que o moço branco deu o ladrão no meio do tiroteio a furou. Ele abre a geladeira e pensa em comer alguma coisa para tentar se distrair, mais nada encontra além de duas garrafas Pete com água. Ver televisão é impossível, pois a energia esta cortada devido à troca de tiros.

Ele olha pra a imagem de uma santa, assemelha-se ao seu tom de pele e lembra os dizeres da avó, que antes de sair de casa pediu a proteção. Ele se levanta do sofá, vai ate o altar da santa traça sobre si o sinal da cruz e pega a imagem, como uma forma de acalentá-lo.

Um tiro entra pela janela, estraçalha o que resta da vidraça da sala, o menino assustado entra para o quarto esconde-se debaixo da cama, seguindo as ordens de sua avó, agarra-se a santa e começa a pedir que te abençoe.

Tudo parece mais calmo, o menino sai debaixo da cama, com os olhos cheios de lágrimas a pequenos passos vai em direção a porta, olha para os estilhaços no chão e pensa em catá-los. Abre a porta, uma mulher negra e de roupa azul grita e aponta pra ele ir para dentro. Um tiro é disparado e acerta o menino, que morre com a Santa na Mão. E ai, descobriu como funciona essa tal liberdade?

José Luís R. de Villa

Em 27/11 por ocasião a violência do Rio de Janeiro.

Luís de Villa
Enviado por Luís de Villa em 13/12/2010
Código do texto: T2669959
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.