O HOMEM À DERIVA

Reprodução. Em qualquer dicionário está escrito "ato de reproduzir". Ora , significa uma ação bastante simples : a de fazer , novamente . E multiplicando tudo e todos , através dos tempos . É desta forma que as gerações têm nascido , sempre , uma após a outra . Mas não bastou à comunidade científica tornar disciplinado o ato sexual humano , desvendando as suas mazelas . Tratou de reinventá-lo , numa espécie de versão light , através de um tubo de ensaio . Daí , ficarmos apaixonados pela geringonça , fechados em segredos e traquinagens , remoendo procedimentos . Resultado , o barato mais chique do milênio , a clonagem. E sob a bandeira da Mãe Evolução criamos as tais desculpas que explicaram as atrocidades cometidas mundo afora , descaradamente . Imagino Charles Darwin conversando com o brinquedinho ovelha Dolly. Ou mesmo com o Léo , entre as pausas no computador da Glória Perez . Acabaria gostando do Albieri e curtiria a sua semelhança com outra invenção nossa , muito conhecida , o leite instantâneo .

Um amigo de infância termina por confessar que seqüestrou um livro da biblioteca da escola onde trabalha , Os Meninos do Brasil . Professor , como eu , não viu com bons olhos aquelas idéias sobre o mundo e as pessoas , uma insanidade ao alcance das mãos ingênuas das crianças . Ele também acreditou que conscientizar as pessoas é melhor do que impedi-las de saber a respeito das coisas ruins da vida . Mas eis que um belo dia chegou a conclusão de que é ela , a Ciência , quem está nos atirando ao mar e sequer nos joga uma bóia . Nos convence a viajar por entre os seus devaneios , rindo do nosso encantamento . Retira a âncora da embarcação e nos abandona bem no meio das águas , vendo-nos agonizar. Insatisfeita , avança pela mídia , guerrilheira , obrigando aos que restaram do naufrágio a aceitarem a revolução dos seus modos . Talvez , por causa das horas que passamos diante da tv , vibrando com o terror das guerras e esquecendo de tudo o que ela é capaz de fazer no silêncio dos laboratórios . Será mesmo que o espetáculo não pode parar ? Aqui no Brasil , considerando a captação de órgãos para transplantes , verificamos a enorme quantidade de escândalos , as falhas imperdoáveis , a falta de ética . Como se pode esperar que a clonagem seja levada aos níveis do respeito pelo ser humano ?

Todos morremos , isto é um fato . Mas basta que se dê autorização ao cientista doido mais próximo , sempre de plantão , e pronto ! Lá vem outra edição macabra do jogo infantil escravos de Jó . Se não tem jeito de escapar deste dilúvio , devemos procurar um galhinho seco , uma tábua larga , um sofá abandonado no meio do lixão para nos agarrarmos , na tentativa de salvar algum princípio ante as temeridades que vão subir. E para aqueles que escaparem , desejo que tenham uma agradável conversa com os dinossauros .

Josí Viana
Enviado por Josí Viana em 13/12/2010
Reeditado em 28/08/2012
Código do texto: T2669240
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.