NÃO FOI PERFEITO ! MAS, FOI O MEU MELHOR.

".....Pensar antes, naquilo que não foi feito, ao invés de se alegrar e sorrir com as lembranças do que viveu."

Mário Quintana.

Como ponho em prática essa lição de Quintana.

Sempre digo a mim mesma: o que fiz. Fiz porque tive possibilidade, e executei da melhor maneira que pude.

E carrego as lembranças dos feitos conquistados.

Sei que não fui a melhor filha, mas estou certa que dei o meu melhor.

Também na função de esposa, mãe e amiga, sei que deixo a desejar. Mas, tenho certeza, que esforço não me falta para aprender.

Em tudo que realizo no dia a dia, nas tarefas mais comuns, me empenho em estar ali, fazendo da melhor maneira que posso.

É nisso que coloco meu foco de atenção.

Creio que, pensar naquilo que não fizemos, deveria ocupar um segundo do nosso dia, somente para avaliar se hoje, temos condição de vir a fazer.

Remorsos, arrependimentos, que ficam ocupando espaço em nossa vida, sem nenhuma ação na prática, para transformar o fato, gera somente dor, sofrimento e estagnação.

Gosto de todas as lembranças que guardo com carinho, no arquivo de minha memória integral.

Certo que tenho as que são dolorosas, mas estas cuido para somente abri-las, quando estou disposta a trabalha-las, transformando-as em aprendizado verdadeiro, isto é: quando rememora-las, não vir a sentir mais mágoa ou tristeza, e sim entendimento do quanto me foram úteis, me ensinando a viver.

Sempre digo a mim mesma, que não posso impedir de lembrar, seja de fatos alegres ou tristes.

Agora posso sim, aprender a transformar aquilo que me machucou em aliado no caminho, extraindo amadurecimento e crescimento interior.

Por isso procuro me manter vigilante, e não gastar os preciosos minutos da vida, pensando naquilo que podia ter feito.

Me centro, isso sim, em tudo que posso fazer com o dia de hoje, e preservo com carinho as lembranças de tudo que consegui fazer até agora, mesmo sabendo que não o fiz de maneira perfeita.

Há que se trabalhar a humildade, para isso. E como !

Por isso que adoro esse pensar do grande Poeta.

O que importa mesmo nessa vida, é a gente se alegrar diante de tudo que conseguiu fazer !

Tenho confiança que fiz o meu melhor !

Isso, me trás paz à consciência e uma doce alegria em viver.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 12/12/2010
Reeditado em 12/12/2010
Código do texto: T2667437