Uma Visita do Escambau (III)

Crônica De: Silvino Potêncio, (*)  > Uma Visita do Escambau (III) e um texto extraído do Livro "Estórias de um Caixeiro Viajante" ainda no prelo, por falta de carcanhóis para o Editar e Publicar.  Quando houver Editora interessada no mesmo!

Começámos a reunir textos para este volume, quase logo no início da nossa chegada ao Brasil em Outubro de 1979. - E alguns desses textos são baseados em factos (ou simplesmente fatos, sopas e gravatas e tudo!... como diria o Saudoso Raul Solnado) pelos quais nós passámos ao longo destas ultimas três décadas.

Claro que não vamos deixar aqui páginas e páginas do nosso livro mas, achamos interessante vos mostrar alguns trechos, deveras atualizados daquilo e com aquilo que era o ideal das navegações de cinco séculos atrás. A prática daquele tempo em termos comerciais era chamada de "Escambo" vulgarmente conhecida por "Permuta" ou Troca Comercial... onde um determinado bem ou objecto muda de mão, com o devido preço ajustado no momento da transação!...

- Assim... o Ti Cabral desceu o Porta Ló da Caravela Mãe, e tirou da algibeira um canivete de mola Espanhol... abriu-o na frente do Indio todo NU e disse: ou me dizes como é que se vai para a India ou então eu tiro-te as tripas para fazer à moda do Puorto Carago!...

O Indio "inguinorou" a ameça do Home de Belmonte, porque ele era ainda muito "inguinorante" e levantou o braço na direcção de Porto Seguro e respondeu;... Seguro Meu Reye!!!... Voismecê sobe ali o Monte Pascoal e lá de Trás-Os-Montes tem lá Indias p'ra todos os gostos!...

Passaram-se os séculos... e eis que surge agora o nosso PM (Primo Mané) que por sinal também é de Trás dos Montes, e ele veio cá já várias vezes mas sempre por debaixo do pano!... sem muito alarde!... tudo dentro do programa "Face Oculta"... ele vem sempre para fazer uma nova Negociação que os Brasileiros chamam alegóricamente de "VISITA DO ESCAMBAU"!... iiii aatão lá bai...
Citamos Noticia do Portugal Digital  (...)

Portugal convida o Brasil a comprar dívida pública
Teixeira dos Santos esteve reunido, nesta quinta-feira (9), em Brasília, com o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, durante cerca de duas horas.

Daise Lisboa

... Brasília – O ministro português das Finanças, Teixeira dos Santos, convidou os empresários e o governo brasileiro a investirem na dívida pública de Portugal.

Teixeira dos Santos esteve reunido, nesta quinta-feira (9), em Brasília, com ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, durante cerca de duas horas.

Após o encontro, na Esplanada dos Ministérios, Teixeira dos Santos, em declarações aos jornalistas, afirmou que Portugal irá “contar” com o Brasil nas emissões da dívída pública.

“Nas emissões da dívida pública portuguesa deveremos contar com entidades brasileiras: empresários interessados, entidades empresariais e governamentais, investidores de qualquer natureza interessados em Portugal”, disse o ministro português.

Teixeira dos Santos não respondeu, no entanto, à pergunta sobre qual o montante da compra de dívida pública que poderá ser feita pelo Brasil.

O ministro, que esteve sozinho no encontro com os jornalistas, disse que teve a oportunidade de falar com Guido Mantega sobre o relacionamento econômico e empresarial entre os dois países. “Portugal quer mais mais empresas brasileiras e mais empresas portuguesas no Brasil”, afirmou. O governo português, segundo Teixeira dos Santos, deseja também aumentar os financiamentos.

Portugal e “em particular o Estado português” continua interessado em financiar as suas atividades junto dos mercados, através de emissões da dívida.”Portugal vem fazendo um esforço de diversificação desses mercados para fora da Europa, em várias partes do mundo”, afirmou Teixeira dos Santos.

“Tenho a certeza de que o Brasil, sendo uma economia que para nós é estratégica, é também naturalmente um mercado que devemos explorar”. O ministro português das Finanças deverá regressar ainda hoje a Lisboa.

(Fim de citação)

O Recto ângulo está à VENDA, E QUEM MAIS DÁ MAIS AMIGO É DOS SANTOS (TEIXEIRA) Sem mais comentários...

Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano em Natal/Brasil

Publicado em: www.silvinopotencio.net
​Nota do Autor: estes textos foram publicados na época em que Portugal tinha por Ministro das Finanças um tal de "Dos Santos" e o PM era Sócrates (O Primo Mané) mais tarde promovido a "Preso 44"...

 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 11/12/2010
Reeditado em 27/08/2016
Código do texto: T2665530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.