A Cultura

Os homens fazem relativamente poucas coisa em sua breve vida terrena.: são conduzidos ao nascimento, nascem dependentes, crescem, estudam, trabalham, tornam-se independentes, casam-se, têm filhos, cuidam de sues filhos, lutam pela subsistência, enterram seus mortos, adoram seus deuses, castigam os malfeitores, matam seus inimigos . . .Mas fazem essas poucas coisas de muitos modos diferente e; de vez em quando, adotam novas maneiras de fazê-las.

A Cultura é a soma total dos meios elaborados pelos homens para fazerem tais coisas.

A Cultura é o produto imediato da aptidão do individuo socialmente desenvolvida para a atividade finalista e o pensamento reflexivo. O Indivíduo é o único inovador. Mas desde a infância até a idade adulta vai aperfeiçoando-se nele a aptidão para inovar em função dos materiais culturais transmitidos pelos seus antepassados próximos, ou recentes, ou remotos. Embora suas inovações sejam individuais, somente perduram quando se tornam objetos de aceitação social e unicamente por transição social às gerações futuras. Os indivíduos criadores não atuam nunca sem materiais culturais transmitidos pelas sociedades predecessoras.

Talvez por isso, essa capacidade de “reciclagem de conhecimento” aliada a capacidade de agregação de valores àquilo que vem de cultura anterior, é que fez o homem evoluir pouquíssimo em um vasto período de tempo e nos últimos cem anos ter avançado tão rápida e avassaladoramente. Ou seja, quanto mais o homem sabe, mais tende a enriquecer seu conhecimento, transmiti-lo adiante e manter-se com expectativas de crescimento, cada vez maior. O Homem saiu do Nada para chegar ao Fogo. Logo foi para as cavernas e começou a desenhar, assim foi que a cultura se fez e a evolução acelerou. E cá estamos nós acabando de ler mais um texto.

Dirceu Kommers

Dirceu Kommers
Enviado por Dirceu Kommers em 11/12/2010
Código do texto: T2665290