ESCREVER É FÁCIL?

Recebi um email de amigo afirmando que escrever é fácil. Respondi então com algumas dessas reflexões:

"O computador, como tenho dito, salvou muitos do ócio e do claustro, como vc sabe que enfatizo. Melhor que a falida psicanálise, anfetaminas e álcool.

Livro é muito bom, entendo como o maior tesouro da vida, o alimento da alma, o que nos faz melhor para a vida e para as pessoas, um presente que os dons nos dão através de seus detentores-autores. É preciso, contudo, entendê-los, aí sim, é difícil, há uma barreira inteligencial, falo dos bons livros, não de banalidades que englobam 95% do editado, distraem, mas são desimportantes e mesmices, uma pletora de banalidades.

Escrever não é fácil, é dificílimo. Falo de escrever para instruir e ser recepcionado, não de interlocuções coloquiais pela internet, válidas, porém meramente lúdicas, poemetos e trocas de sensibilidades, contos.

Há uma gradação em qualquer atividade,e isto se aplica a tudo, inclusive e muito para escrever e, também, para entender o que se lê, vai do idiota ao gênio, passando pelo superficial, médio e bom, até a excelência, permeado pela contradição e ainda circunstancial quanto à proposição.

As pessoas passam pela vida sem entendê-la minimamente, imagina em leitura, com tanta disfuncionalidade de apreensão, pior e principalmente, distantes de suas realidades e espectros e da realidade em geral, onde se insere o ato de escrever e de ler o que outros escrevem.

Não entender que a vida é luta é forte na sociedade, principalmente espiritual e "buscadora", de nossas realidades espirituais e mesmo materiais.Disso resulta objetividade disforme e vazia para preenchimento de nossas necessidades .

A realidade realiza ou não seus protagonistas, e vão vivendo as pessoas sem sentido claro, distantes de realidades presentes e não aceitas, são os não realizados por ausência de luta.

Uma de nossas precípuas necessidades, originada por questões de iniciação da sociedade é a amizade.

Prezo muito a amizade, mesmo daqueles que são ingratos, e já salvei dois amigos-irmãos em termos de suas posses, universo patrimonial de ricos, e foram extremamente ingratos, vc sabe.

Mas em amizade sou como um marido traído e apaixonado, por mais fora de parâmetro que seja o amigo em condutas, até com terceiros, com próximos e parentes seus, a sociedade em geral, continuo “corno”, gostando do ingrato, do malfeito que doaram ao amigo salvacionista.

Certa feita, vc sabe, estava eu com estudo até o último fio de cabelo, egresso de um dos mais sérios concursos da magistratura do Estado, e fui nomeado para presidir concurso de Procurador de Prefeitura de onde era originário, ainda muito novo “procurador credenciado”. Aceitei a honraria com dois outros vogais da banca que declinaram a mim a feitura das questões e correção das provas que seriam feitas.

Fiz questões singelas para o concurso, para mim singelas, para os pretendentes enígmas.

Não soube avaliar, não me ocorria nada mais singelo ou superficial em direito do que formulei, estava pleno de conteúdo na minha ciência. Vendo que não poderia reprovar amigos como reprovaria, pelo que ouvia e escutava sobre o preparo dos pretendentes, muitos amigos que comigo trabalharam, me afastei da Presidência.

Disse então na época o Procurador Geral, que também faria concurso, pois era meramente ocupante de “cargo em comissão”, que seria uma “fraude entre amigos”, uma “grande sacanagem”, como referiu.

Não me conhecia bem.Saindo da banca dei as questões a que submeteria os pretendentes e amigos para avaliarem e estudarem. Uma senhora já falecida, amiga que iria fazer o concurso disse: seria uma reprovação geral.

Isto é a vida, e ela, a vida, foi feita para ser vivida sem facilidades, NADA É FÁCIL, como escrever não o é, as vezes é para alguns aparentemente fácil como se apresenta.

Para respeitar principalmente amigos declinei, não angariando inimizades nem comprometendo meus princípios, dos quais nunca me arredaria.

Para os néscios e desocupados, tudo é fácil, se pensando ocupados com dimunutivas tarefas, e lhes sobra a insciência, por vezes e pior, a pretensão que algo estão fazendo, e não fazem nada ou quase nada, e se sublimam, principalmente para si mesmos, e se satisfazem, quase sempre com pouco, pois pouco significam, e ficam no “nada” que queriam “tudo”, universo de cada um.... Mas nada é fácil, e escrever é “singularíssimo”.

Mas tudo é possível......escrever também, resta saber o quê....

O sonho é legítimo, quem não sonha já morreu e muitas pessoas passam a vida sonhando, nesse caso vamos morrendo aos poucos, sem protagonizar realidades, visivelmente, lutando pelo sonho a qualquer preço, imaginário, vivendo de ficção, doando a própria vida que se escoa e o “agora’ que não volta.

São os pobres de espírito de que nos fala Cristo e deles tinha comiseração. Mas vivem....desinteressa como. Lhes bastam insignificâncias, irrealizadas suas realidades.....

Continuo a entender que nada é fácil na vida, para mim tudo foi luta, quando é fácil, e o caminho não é áspero, como acontece com os bem sucedidos em herança ou em "folga" forçada, só andam para trás, demonstra tranquilamente a história curricular e a dos célebres mundiais.

Escrever é filho do dom, por isso não é fácil. Quem é escritor e escreve diante de um Kant, um Tomás de Aquino ou um Santo Agostinho, até mesmo da espiritualidade de um Paramahansa Yogananda, ou um literato verdadeiro como Dante Alighieri e Vieira?

O resto é resto, mera atividade coloquial e troca informativa; é o que acho. Abr. Celso

PS - O COMENTÁRIO DA CRIS, QUE RECEPCIONO "CUM LAUDA", VEM RATIFICAR O SINALIZADO, DISFUNÇÃO EXEGÉTICA. POR ISSO ADITEI COMENTÁRIO ESCLARECEDOR.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 10/12/2010
Reeditado em 12/12/2010
Código do texto: T2664444
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.