A praça
Todas as vezes que passo enfrente uma praça sinto uma tristeza muito grande, e fico a me perguntar, o que estão fazendo com elas? No que as estão transformando?
Nasci e cresci no interior, em cidade pequena, cidade onde o local mais importante era a praça. O ponto de referência. Por isso a praça era bem cuidada, era o exemplo, o orgulho da cidade.
Na praça havia aquário, fonte luminosa, coreto (há que saudade da banda marcial tocando clássicos do cinema na praça aos domingos à noite).
De dia a praça era o refúgio dos aposentados, que passavam o tempo, conversando, lembrando dos tempos áureos, jogando baralho, dominó e alimentando os pássaros.
De noite a praça já era um local de passear com a família, comer uma pipoca, tomar um sorvete e brincar com as crianças, sem contar os adolescentes que vagavam pelo local paquerando.
A praça era o dito “point” da cidade.
Onde os namoros começavam e alguns acabavam.
Onde os namoros que davam certo se transformavam em casamento.
Era uma beleza.
Uma diversão sadia, barata e com momentos simplesmente inesquecíveis.
Afinal, quem não tem uma bela história ocorrida em uma praça.
Hoje em dia tudo mudou.
Infelizmente.
A praça já não tem tanto importância na vida das pessoas, transformando-se somente em lembranças, dos mais velhos, é claro.
Hoje, ao invés de praças, as pessoas se concentram em shoppings, barzinhos, boates...
As praças, deterioradas, transformaram-se em depósitos de lixo, pontos de drogas e refúgios de drogados.
As praças se tornaram sujas, maltratadas, destruídas.
Lembro das várias vezes, que, comprava um pacote de pipoca e ficava sentado próximo ao aquário observando os peixes e pensando na vida (hoje se eu fizer isso, com certeza serei roubado ou pelos menos vou passar um grande susto), das paqueras, aquelas as quais convidava a menina a tomar um sorvete e depois ficava horas caminhando e conversando, observando a brincadeira das crianças, sob a observação dos pais (hoje é mais fácil um trombadinha, roubar o dinheiro e ainda tentar ficar com a minha paquera, quanto às crianças com os pais, quem é louco).
Onde estarão os pipoqueiros e os sorveteiros que faziam nossa alegria na praça?
Hoje quando você disser para uma criança que vamos à praça, a primeira coisa que vem à sua cabeça é a praça de alimentação do shopping.
O mundo mudou, a vida mudou, as praças mudaram e junto com as praças, foi-se a inocência da alegria de um beijo roubado no escurinho da praça.