ANTES SÓ DO QUE .....

 

    ....algemado, incomodado, inseguro , incompreendido e ouvindo coisas que não merece e nem precisa ouvir !

     Sei muito bem como é o provérbio popular. Aliás, já faz um bom tempo que venho estudando e pesquisando a origem dos provérbios populares, e até já rabisquei vários deles com a versão que considero muito mais adequada do que a que o povo vem repetindo por anos a fio.

     Antes que me critiquem sobre um provável exagero nas minhas opiniões e pontos de vista, gostaria de deixar bem claro que o que aqui escrevo representa minha opinião formada, meus pensamentos , sonhos e delírios e portanto , nada é recado direto para quem quer que seja e muito menos   tem a intenção de influenciar ninguém.

    Como não sou escritor e a turma lá da Academia não sabe que existo e jamais leu uma linha das tolices que escrevo, me dou ao direito de registrar provérbios da maneira que considero muito mais clara e elucidativa.

     No caso presente e lendo o provérbio ao contrário , fico com a clara impressão de que  ser só é uma coisa e estar só, é outra completamente diferente .

    Estar só não é algo incrívelmente catastrófico , absurdamente maléfico e fantasticamente tolo. Não vejo nada demais em querer estar só por uns instantes, por uns dias ou mesmo pelo tempo que for necessário para se sentir cada vez melhor .

     Estar só não significa absolutamente se isolar do mundo ou enterrar a cabeça na areia como avestruz . Também , de forma alguma , uma pessoa que gosta de estar só tem tendências suicidas, preferencialmente para se afogar numa banheira cheia até as bordas de coca cola diet .

     Estar só é necessário quando precisamos nos conhecer melhor, entender e aceitar nossos defeitos e fraquezas , curar nossas feridas, bem como poder caminhar com mais firmeza e olhar para  o presente e um futuro promissor.

     De  que adianta ter a companhia de uma pessoa que te complica a vida, não só não entende seus defeitos mas exige que cada vez mais as virtudes se realcem ?

     De que adianta desfilar de mãos entrelaçadas com alguém para que outros vejam e sintam inveja quando na verdade, algemas invisíveis é que estão prendendo aquelas mãos ?

     Não sei se vão me entender, mas não vejo nenhuma tragédia na chamada solidão !  Muitas vezes me sinto só e no entanto isso não significa que estou infeliz . Muitas vezes não tenho alguém do meu lado, mas isso também não significa que não saiba para onde quero ir.

     Vejo várias versões para o complemento original do provérbio . Estar mal acompanhado significa que temos uma pessoa ingrata ao nosso lado, ou que mais cobra do que doa , alguém que não consegue falar a mesma língua que a sua e no entanto quer te impor as próprias regras e anseios egoístas .

     Não é preconceito , mas não gosto de estar mal acompanhado. Com certeza é um péssimo defeito, mas sempre que possível procuro escolher minhas companhias e posso dizer que tenho errado muito pouco nesse sentido.

     Algemas  , agressões verbais e explosões temperamentais por exemplo , são coisas que prefiro distância . Bem longe, se possível em outro continente ou planeta.

     Gosto do silencio, de poder acompanhar o desenvolvimento de uma planta, sentir o aroma de um jardim florido, contar estrelas e lógico que sendo bem acompanhado, por que não dividir tudo isso ?

     Não sei se sou exigente ou até um grande tolo mas, sinceramente falando , ainda prefiro estar só do que ter complicações na vida. Sou de paz, gosto de ter paz ao meu redor e quando quem me acompanha não me proporciona isso, é melhor ficar bem longe, se possível em outra constelação .

     Não consegui descobrir o autor do “antes só que mal acompanhado ! “. Pelo menos ainda não ! Mas isso não importa pois hoje entendo perfeitamente o sentido desta frase, aliás, um belo ensinamento.

     Eu até me atrevo a alterar ligeiramente o provérbio, sem nenhuma pretensão de alcançar a fama ou de me considerarem “sabe tudo”, para :

     “Antes só, a partir do momento que você entende que estar só não é nada de muito sério ou grave . A questão é que estando só , sempre existe um tempo para refletir sobre e entender quem é sua melhor companhia”.....

 

 

                     ***************



(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 09/12/2010
Reeditado em 28/03/2013
Código do texto: T2662816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.